Categorias

Prefeitura recolhe 20 toneladas de lixo jogadas ao lado das caçambas coletoras em Ajapi

Descarte irregular dificulta e encarece ações de limpeza do poder público em todo o município.

Aproximadamente 20 toneladas de lixo foram retiradas pela prefeitura de Rio Claro no trecho da estrada para o distrito de Ajapi, na altura do bairro Cachoeirinha, na quarta-feira (8). O serviço foi executado pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por intermédio do Departamento de Resíduos Sólidos, que tem feito intenso e constante trabalho de limpeza de descartes irregulares em todo o município.
A grande quantidade de lixo foi retirada em área das caçambas que o município coloca à disposição da comunidade para que seja feita a destinação correta de materiais.
“Atitudes como essa acabam prejudicando toda a comunidade. É preciso fazer uso correto desses equipamentos para que os ganhos em manutenção e principalmente a preservação do meio ambiente sejam feitos de maneira correta e duradoura”, comenta o prefeito João Teixeira Junior.
Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo José Lemes, o Ricardo Campeão, o lixo jogado ao lado das caçambas mostra pouco senso coletivo de alguns. “Pedimos novamente a colaboração de todos. Descartar lixo de maneira correta é um modo de a gente zelar pela cidade, mas manter o município limpo não depende apenas do poder público, mas de todos”, ressalta.
De acordo com Willian de Oliveira, diretor municipal do departamento de Resíduos Sólidos, quatro caçambas estão disponíveis para a população fazer o descarte correto no local, mas mesmo assim, alguns insistem em não colaborar.
“As caçambas são limpas diariamente e durante a ação de limpeza, observamos que estavam com a capacidade em menos da metade. Ou seja, ainda havia espaço suficiente para o descarte correto de resíduos, mas algumas pessoas lamentavelmente fizeram o descarte de forma irregular”, observa.
Há outros serviços que a prefeitura oferece para que seja feito o descarte correto de materiais, como a coleta de lixo domiciliar, realizada três vezes por semana nos bairros da cidade, coleta de recicláveis e serviço mensal de cata bagulho, com calendário disponível no site da prefeitura, no endereço www.rioclaro.sp.gov.br, na aba ‘Serviços”.
Na primeira semana de março, a prefeitura de Rio Claro deu início a construção de um ecoponto no distrito de Ajapi, próximo ao local em que ficam as caçambas. Esse será o sétimo ecoponto de Rio Claro, que também está construindo o oitavo no distrito de Assistência.
Os outros seis ecopontos estão localizados nos bairros São Miguel, Inocoop/Guanabara, Jardim Figueira, Jardim das Palmeiras, Cervezão e Jardim São Paulo e funcionam todos os dias da semana, de segunda à sexta, das 8 às 20 horas, aos sábados, das 8 às 17 horas e aos domingos e feriados, das 8 horas ao meio-dia.
Na Semana Santa, os ecopontos ficarão abertos em horário normal nesta quinta-feira (9), sábado (11) e domingo de Páscoa (12). A única exceção é na Sexta-feira Santa. Nesse dia, os ecopontos não abrirão.
Assim como nos ecopontos, nas caçambas, podem ser depositados até um metro cúbico de galhos, restos de podas de árvores e entulhos de materiais de construção; móveis, eletrodomésticos, madeiras MDF, colchões e outros objetos velhos; pilhas e materiais recicláveis, lâmpadas e óleo de cozinha. Lixo orgânico, hospitalar e de empresas não são aceitos nos ecopontos, pois têm outros modelos de descarte.


Comentários: