Categorias

Hoje poderá ser observado novamente a passagem dos Satélites Starlink no céu de Rio Claro

Nas últimas noites, muita gente tem observado luzes transitando na abóbada celeste como se fossem um trenzinho iluminado. Estas luzes, na realidade, são os Satélites Starlink do Elon Musk. Para quem não o conhece, ele é um bilionário dono da Tesla, SpaceX e outras empresas. Ontem (9), como foi publicado aqui em nosso Portal de Notícias, hoje (10) também poderão ser vistos os satélites novamente.

Os Satélites Starlink fazem parte de um dos projetos da SpaceX, formarão uma constelação de satélites em órbita baixa na Terra, entre 350 km à 1.400 km acima da superfície terrestre. O projeto é ambicioso, serão milhares de satélites com um peso de 224 kg cada, e terão o objetivo de formar a espinha dorsal de uma rede global de internet em banda larga.

Nesta noite de sexta-feira (10), poderemos observar de casa esse trenzinho passando sobre Rio Claro e em várias cidades do Estado de São Paulo.

Publicidade

Como ficaremos em casa mesmo, e o céu do Estado está passando por um sistema de alta pressão, o que favorece a não chover, propiciando a ficar bem limpo para apreciação da abóbada celeste. Está certo que também este isolamento social está favorecendo na diminuição da poluição da queima de combustível fóssil, principalmente por carros e aviões, assim, temos um céu mais limpo, e desimpedido de partículas poluidoras.

Quem observa o céu há anos, como os astrônomos amadores, sabem do que estou falando. E como observar os satélites, e que horas?

Pelo site Heavens-Above e App, a qual você pode acessar, baixar e consultar, nos mostra que a partir das 18:45, entre às 19:00 horário de Brasília UTC -3, que é o fuso do observador situado em Rio Claro (SP), onde a latitude é -22º e longitude -47º, poderemos observar, olhando para o sul, próximo da Constelação de Carina e mais à esquerda do Crux, o Cruzeiro do Sul. Os satélites tem seu movimento de oeste para leste, o mesmo sentido da rotação da Terra.

Vamos ficar atentos essa noite, logo após o ocaso do Sol e observar o trenzinho do Elon Musk.

O autor é professor de Física, Astronomia e divulgador científico com o Selo de Qualidade SAB (Sociedade Astronômica Brasileira), e, recentemente, lançou o livro com o título de “100 Fenômenos Astronômicos – Observações e Estudos de 100 Fenômenos Astronômicos, Relacionando-os Com os Conceitos de Astronomia” que pode ser encontrado nos principais sites de livros na internet, em que os fenômenos foram estudados e observados de Rio Claro.

Ótimas noites de observações a todos.

Fabrizzio Montezzo
Instagram: @fabrizzio_montezzo


Comentários: