Categorias

Caixões vazios estão sendo enterrados em Manaus é fake news

Crédito: Milton Rogério/São Carlos Agora

Uma foto feita em maio de 2017 pelo repórter fotográfico Milton Rogério (in memoriam) foi usada para produzir fake news e provocar pânico na população, por conta da pandemia de Covid-19.

A imagem circula pelas redes sociais do Brasil e do mundo junto com uma mensagem, que afirmava que caixões vazios eram enterrados na Amazônia.

Várias agências de fact-checking (verificação de fatos) fizeram a apuração e citaram o nome do fotografo e do portal São Carlos Agora mostrando a imagem e a matéria com qual a foto tinha relação.

Publicidade

Trata-se de uma reportagem publicada em 30 de maio de 2019. Na época, os policiais do 2º Distrito Policial de São Carlos descobriram um grupo de pessoas que forjou a morte de uma ex-moradora de rua para receber o dinheiro do seguro de vida.

A trama foi planejada por um ex-agente funerária de 47 anos e envolveu seu genro, sua filha e um médico da UPA da Vila Prado. Eles planejam receber de R$ 800 mil a R$ 1,4 milhão com o plano. Os acusados conseguiram uma certidão de óbito em nome da ex-moradora de rua e chegaram a simular o enterro.

Após o golpe ser descoberto pela Polícia Civil, o caixão foi retirado da sepultura e dentro não havia corpo e sim uma pedra e um saco com material semelhante a serragem. Justamente uma foto deste ato foi usada indevidamente.

Todos os envolvidos foram indiciados pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica e associação criminosa e respondem ao processo em liberdade.

Fonte: São Carlos Agora


Comentários: