Categorias

Superlua, a Lua cheia no perigeu poderá ser observada nesta-quinta no céu de Rio Claro

Crédito: Fabrizzio Montezzo

Nesta quinta-feira (7), acontece o fenômeno da Lua em seu plenilúnio, a fase cheia, oposição ou sizígia superior. A Lua atinge o plenilúnio exatamente às 7h44 horário de Brasília UTC -3, e será próximo do momento em que estará na menor distância na sua revolução elíptica em torno da Terra, o perigeu. O exato momento do perigeu, com distância de 353,7 mil km para o observador topocêntrico local (Rio Claro/SP) foi à meia-noite do dia 6, e a fase cheia exata será às 7h44 no dia 7 de maio de 2020, horários de Brasília UTC -3. Como nosso satélite natural nasce para o observador local de Rio Claro (SP) no dia 7 às 18h08 UTC -3, teremos uma diferença de mais de 24 horas e 1/3 de dia do perigeu, e após o momento exato da fase cheia, mas, podemos considerar, grosseiramente, que será um fenômeno da Lua Cheia no Perigeu, ou próximo do perigeu, a popular “Superlua”.

Mas, será mesmo uma “Superlua”?

Isso vocês poderão acompanhar na live que farei a partir das 18h00 horário de Brasília UTC -3, nesta quinta-feira dia 7 pelo www.facebook.com/astronomiafundamental, falando sobre este fenômeno e muitos outros assuntos interessantes de astronomia e observação do céu noturno e diurno, forma da Terra (será a Terra plana?) e da Lua, falarei também uns exemplos de como podemos pensar sobre a forma da Terra e da Lua, apenas observando fenômenos astronômicos do cotidiano.

Publicidade

No dia 7 a Lua estará na direção da constelação de Libra, distante da Terra, a partir do momento em que ela nasce para o observador local (Rio Claro/SP), 0,002418 UA (Unidades Astronômicas), que corresponde à cerca de 361,8 mil km da Terra, diâmetro aparente angular de 33′ minutos de arco (0,55º), mais de 0,50º (meio grau), que é a média de diâmetro aparente angular da Lua. A Lua nascerá às 18h08 horário de Brasília UTC -3, vai se pôr às 6h30, ficando a noite toda na abóbada celeste para ser observada.

Ótimas noites de observações a todos.
Fabrizzio Montezzo


Comentários: