Categorias

Rio Claro cria normas para o funcionamento de salões de beleza na pandemia

Cabeleireiras, barbeiros, esteticistas, manicures e pedicures poderão funcionar desde que adotem medidas de prevenção.

A prefeitura de Rio Claro criou normas para o funcionamento de salões de beleza, lojas de “1,99” e outros estabelecimentos comerciais durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). As regras constam de documento que será publicado no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (13) e que determinar atividades que continuam suspensas como em academias e clubes. O anúncio foi feito pelo prefeito João Teixeira Junior em live realizada no final da tarde desta terça-feira (12), da qual também participaram os secretários Maurício Monteiro (Saúde) e Ricardo Gobbi e Silva (Governo).

A prefeitura ressalta que a autorização de funcionamento é temporária e pode ser revista, caso as medidas resultem em impacto negativo para diminuir a propagação do coronavírus na cidade, como a redução do isolamento social. “Não somos contra o comércio, mas nossa prioridade é salvar vidas e para isso as restrições são necessárias”, disse Juninho, lembrando que para funcionar os estabelecimentos devem seguir as recomendações das autoridades de saúde. “Vamos fiscalizar e agir com a força da lei se necessário”, frisou.

Publicidade

As igrejas poderão funcionar desde que obedeçam alguns critérios. Um deles é limitar a lotação em 25% da capacidade máxima do estabelecimento. Além disso, é preciso demarcar os bancos para que haja distanciamento mínimo de 1,5 metro entre um frequentador e outro. Os fiéis precisam usar máscaras e as igrejas precisam higienizar objetos e superfícies, oferecer álcool em gel e local para higienização das mãos, bem como evitar a presença de pessoas sintomáticas e com mais de 60 anos.

Consultórios e salões de beleza também poderão funcionar com agendamento prévio para evitar aglomeração de pessoas; higienização dos espaços, objetos, superfícies e instrumentos; uso obrigatório de máscaras para funcionários e clientes. Também podem funcionar as lojas de “1,99”, desde que comercializem itens alimentícios essenciais ou produtos de higiene e limpeza, e lojas de conveniência de postos de gasolina.

O documento também traz lista dos estabelecimentos autorizados a funcionar em sistemas de drive-thru e delivery. São eles: lanchonete, bar, restaurante/rotisserie (exceto aqueles que se localizam em postos de gasolina ao longo de rodovias), depósito de água, depósito de gás, depósito de bebidas, comércio ambulante de alimentos, lojas de tecidos e armarinhos, lojas de roupas, lojas de sapatos, perfumarias e lojas de presentes. “Estas modalidades não permitem que o cliente adentre ou consuma no local, devendo criar dispositivo que indique claramente esta limitação”, frisa o secretário municipal de Saúde, Maurício Monteiro.

Já academias, clubes, boates, casas noturnas, cinemas e cursos profissionalizantes não têm o funcionamento permitido. O texto do documento poderá ser conferido na íntegra no Diário Oficial do Município que está disponível no site da prefeitura (www.rioclaro.sp.gov.br).

O secretário Gobbi confirmou que o município irá elaborar e pôr em prática o Plano Rio Claro para retomada gradual da economia com a participação de todos os setores do comércio, indústria e prestadores de serviços.


Comentários: