Categorias

USF do Bonsucesso é reaberta com maior capacidade de atendimento

Unidade retoma atendimentos a partir de quarta-feira (27).

Depois de serem reformadas, duas unidades de saúde da família de Rio Claro serão reabertas à comunidade com maior capacidade de atendimento. A unidade de saúde da família (USF) do Bonsucesso retoma os atendimentos a partir de quarta-feira (27) e na segunda-feira seguinte (dia 1º) será a vez da USF do bairro Mãe Preta. Ambas terão horário de atendimento estendido quando a ampliação de horário for liberada pelo governo federal.

Com a reforma, a unidade do Bonsucesso ganhou quatro novos consultórios médicos, área coberta para ambulâncias, nova recepção e áreas para uso dos colaboradores, entre outras melhorias. Essas adequações permitirão, a partir da parceria com o Claretiano – Centro Universitário, a implantação de atendimentos médicos de ginecologia e pediatria na unidade do Bonsucesso, onde também passará a haver equipe multidisciplinar para suporte às atividades vinculadas à unidade. Todos estes atendimentos vão continuar seguindo as rotinas e protocolos da USF.

Publicidade

“São muitas pessoas beneficiadas com melhor estrutura para atendimentos, além dos profissionais que passam a contar com melhores condições de trabalho”, observa o prefeito João Teixeira Junior, agradecendo o Claretiano – Centro Universitário, pela parceria que resultou em obras de adequações em quatro unidades de saúde. “A melhora na estrutura e implantação de atendimentos de especialidades irá permitir que a unidade tenha sua capacidade de atendimento dobrada, o que resulta em menos tempo de espera para consultas e agendamentos”, destaca o prefeito Juninho. Na unidade são atendidas 3.500 famílias.

“Com maior capacidade de atendimento na unidade de saúde da família a tendência é que a procura nas unidades de urgência diminua”, explica Maurício Monteiro, secretário de Saúde. “As unidades de saúde da família são a porta de entrada da comunidade ao atendimento via SUS e lá a população tem acesso aos serviços de saúde perto de casa”, acrescenta Maurício.

Além de Bonsucesso/Novo Wenzel e Mãe Preta, estão sendo reformadas as unidades do Jardim Novo I e Jardim Terra Nova, ambas com as obras já avançadas. As obras têm investimento de cerca de R$ 2 milhões e são custeadas pelo Claretiano que utiliza as unidades para estágio dos alunos do curso de medicina.

Na unidade do Bonsucesso a comunidade tem acesso a consultas médicas, consultas de enfermagem, atendimento odontológico, vacinas e testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites B e C e gravidez. No local também é possível fazer a retirada de medicamentos. Além disso, as equipes realizam visitas domiciliares e organizam grupos terapêuticos e de educação em saúde.


Comentários: