Categorias

Passagem da Estação Espacial Internacional sobre Rio Claro

Passagem da ISS sobre Rio Claro

Nesta semana, teremos a possibilidade de observar a ISS sobre nossa cidade. A Estação Espacial Internacional, International Space Station (ISS), em inglês, foi montada no espaço em partes com a cooperação de diversos programas espaciais: Canadá, Japão, Rússia, EUA e Agência Europeia. Levou de 1998 à 2011 para ser concluída, sendo um laboratório na órbita da Terra, onde sempre está com dois à três astronautas e visitantes. Sua média de altitude é de 400 km, em uma órbita terrestre considerada baixa, tendo sua velocidade altíssima, média de 27.700 km/h, dando 15,7 voltas por dia em torno de nosso planeta. Como a ISS tem uma passagem bem rápida, temos que ficar atentos para onde observar e achá-la. Nesta dissertação, darei algumas dicas e onde apontar a sua vista para visualizar este incrível laboratório que fica no espaço, a qual o Brasil já enviou um astronauta, Marcos Pontes, em 2006, no dia 14 de março, na chamada “Missão Centenário”, em referência à comemoração dos cem anos do voo de Santos Dumont no 14 Bis.

Como observar a ISS, em que dias e horários?

Publicidade

Neste domingo, dia 14, e nos dias 15, 16, 17 (melhor passagem para observá-la de Rio Claro – SP), 18 e 19 de junho de 2020, a ISS passará sobre a cidade de Rio Claro nos dando a possibilidade de observação e registro através de celulares e máquinas fotográficas. Estas passagens poderão ser observadas em todo o Brasil, porém vou colocar os dados exatos para o observador situado com as coordenadas de latitude -22º e longitude -47º, que é da cidade de Rio Claro. O observador que quiser registrar sua passagem, mencionei abaixo, os dias e horários exatos do surgimento da ISS no horizonte observável, a sua máxima altura com seu brilho, que é a magnitude, o desaparecimento no cone de sombra da Terra projetado no espaço pelo Sol (a passagem da ISS é mais uma, das infinitas provas de que a Terra não é plana) e o azimute, que nada mais é do que a direção de onde observar. Em todas as passagens, a Estação Espacial irá se movimentar no sentido da rotação da Terra, de oeste para leste, nascendo a cada passagem em um azimute diferente.

Antes de verificar o horário da passagem da ISS, e o local exato, temos que ter uma noção do que Azimute, essa coordenada astronômica fundamental para reconhecimento do céu que nos auxiliará no apontamento exato para você não perder a visualização da ISS.

Azimute – É um arco sobre o horizonte, de 0º à 360º (graus), com sentido horário que vai do norte, leste, sul e oeste (NLSO), com origem no ponto cardeal norte e seu fim no circulo vertical do corpo observado. A relação matemática entre a altura e o zênite é: h + z = 90º. Veja na imagem abaixo do exemplo da ISS nascendo no azimute 318º NO.

Fonte: Livro “100 Fenômenos Astronômicos – Observações e estudos de 100 Fenômenos Astronômicos, relacionando-os com os conceitos de astronomia – Fabrizzio Montezzo”.

E onde observar a ISS?

Dia 14 – Domingo – Esta passagem será bem rápida, e de difícil visualização por causa da sua altura máxima de 10º, considerada baixa para observação astronômica e de fenômenos. A ISS surge no azimute 340º NNO às 19:12 UTC -3 horas, atinge uma altura máxima de 10º às 19:13 UTC -3 horas com brilho aparente de -0,7 (magnitude).

Dia 15 – Segunda: No dia 15, segunda, também será uma passagem para Rio Claro/SP de difícil observação. A ISS surge no azimute 355º N às 18:24 UTC -3 horas, atingindo a altitude máxima de 14º às 18:24 UTC -3 horas. Neste momento é a melhor hora para observar a ISS nesta passagem para Rio Claro/SP, pois 14º já é uma altura considerada, para quem tem um horizonte desimpedido, legal para observação, nas mínimas condições.

Dia 16 – Terça: Já na terça, a ISS surge no azimute 312º NO às 19:12 UTC -3 horas, atingindo a altitude máxima de 10º às 19:14 UTC -3 horas. Detalhe desta passagem, também é a altitude baixa, de difícil observação.

Dia 17 – Quarta: Preparem as câmeras e celulares, pois esta é a melhor passagem do mês, a que a gente tem que torcer para o tempo colaborar na observação. Neste dia, a ISS surge no azimute 326º NNO às 18:24 UTC -3 horas, atinge a altura máxima de 65º às 18:29 UTC -3 horas, com um brilho muito intenso, de magnitude -3,7, e desaparece na sombra da Terra às 18:31 UTC -3 horas. Verifiquem que nesta passagem, teremos mais de 6 minutos para registrar com as câmeras e cel, um tempo considerável.

Dia 18 – Quinta: A ISS surge no azimute 284º ONO às 19:13 UTC -3 horas, atingindo a altitude máxima de 15º às 19:18 UTC -3 horas.

Dia 19 – Sexta: Será uma passagem longa, mas baixa, porém como a altura máxima será de 27º, dará para fazer o registro da ISS. A Estação Espacial surge no azimute 299 ONO às 18:25 UTC -3 horas, atinge a altitude máxima de 27º às 18:30 UTC -3 horas, desaparecendo na sombra da Terra às 18:33 UTC -3 horas.

Obs importante: Todos os horários estão em fuso de Brasília UTC -3, que é o fuso que se localiza a cidade de Rio Claro/SP, de acordo com a sua localização em relação ao meridiano. Todas as passagens da ISS podem ser observadas sem o auxílio de equipamentos ópticos, faça a atividade a olho desnudo junto com a família em um local com baixa poluição luminosa. Outro detalhe importante é reconhecer os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais, e, sempre, antes de observar, ache primeiro o ponto cardeal norte, que é a base da sua orientação.

Qualquer dúvida entre em contato via Instagram @fabrizzio_montezzo, ou pelo site www.fabrizziomontezzo.com.br, fazendo seu cadastro com nome, cel e e-mail, que lhe respondo a dúvida e envio dicas de fenômenos astronômicos.

Se você é entusiasta de astronomia, gosta de observar o céu noturno e diurno, é professor de ensino fundamental ou médio e precisa de um material de apoio, adquira meu livro “100 Fenômenos Astronômicos”, em que todos os fenômenos foram estudados e escritos de acordo com observações feitas em Rio Claro, e isso pode lhe ajudar nos estudos de vários fenômenos como as fases da Lua, eclipses, conjunções, ocultações de estrelas pela Lua, distância de planetas em unidade-luz, velocidade da luz, o Sistema Solar, planetas anões, passagem da ISS e muitas outros fenômenos, para adquirir acesse o site https://go.hotmart.com/J31482950P.

Ótimas noites de observações a todos.
Fabrizzio Montezzo


Comentários: