Categorias

Prefeitura retira uma tonelada de lixo de casa de acumulador em Rio Claro

Ação preventiva à dengue foi realizada na quarta-feira (17), no Terra Nova.

Restos de construção civil, materiais inservíveis e pneus velhos são alguns dos materiais retirados por equipes da prefeitura de Rio Claro na quarta-feira (17) de imóvel localizado no bairro Terra Nova. Ao todo cerca de uma tonelada de resíduos estava acumulada na residência, favorecendo a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela.

“A intervenção se fez necessária por se tratar de um caso que comprometia a saúde pública”, destaca o prefeito João Teixeira Junior. “Ações deste tipo visam evitar acumuladores e consequentemente impedir que os casos de dengue aumentem no nosso município”, acrescenta o prefeito Juninho.

Publicidade

Os casos de acumuladores chegam ao poder público por denúncias ou são identificados durante os trabalhos de rotina das equipes de combate à dengue. A situação é monitorada e é feita notificação ao morador para que realize a limpeza. Quando a determinação não é atendida a intervenção do poder público se faz necessária.

“Em tempos de pandemia, não podemos nos esquecer de que a dengue também é uma ameaça à saúde, e que os cuidados são indispensáveis para evitar a proliferação do mosquito transmissor”, frisa Maurício Monteiro, secretário de Saúde.

Cada ação é planejada e envolve várias secretarias. “Quando necessário o acumulador recebe atendimento na área de saúde, inclusive mental, e também social”, observa Diego Reis, responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses.

Os materiais retirados do imóvel no Terra Nova foram levados para o aterro sanitário. “Todo esse material poderia ser usado como criadouro pelo mosquito Aedes aegypti, o que poderia acarretar em mais pessoas com dengue no município”, acrescenta Diego. Outras ações também são realizadas no combate à dengue e incluem nebulizações, visita casa a casa e vistorias em pontos estratégicos e imóveis especiais.

Recentemente residências de acumuladores na Vila Paulista e no Santa Elisa também receberam a operação de limpeza. O trabalho envolve, além da Saúde, as secretarias de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário; Obras; Desenvolvimento Social; e Meio Ambiente.


Comentários: