Categorias

Exame de sangue pode indicar se paciente com Covid-19 precisará de respirador

Pesquisadores desenvolveram exame capaz de prever necessidade de respirador em casos de Covid-19
Thinkstock/Getty Images

Pesquisadores desenvolveram exame capaz de prever necessidade de respirador em casos de Covid-19

Pesquisadores da Universidade da Faculdade de Medicina da Virginia, nos Estados Unidos, criaram um exame de sangue que pode indicar quais pacientes com o novo coronavírus (Sars-Cov-2) precisarão do auxílio de um respirador. Aparelho geralmente é utilizado nos casos mais graves da doença.

O resultado apresenta a possibilidade de um monitoramento mais próximo dos pacientes que apresentarem tendência através do exame sanguíneo. O exame pode também explicar como a diabetes piora o quadro clínico.

Publicidade

O teste clínico foi feito em 57 pacientes com Covid-19 que precisavam de auxílio de um ventilador mecânico. Analisando os dados, descobriram que é possível prever os níveis sanguíneos de uma citocina . São elas que provocam uma reação exagerada do sistema imunológico, gerando uma resposta excessiva e, ao invés de defender, ataca as células provocando hiperinflamação do pulmão.

“A resposta imune que descobrimos prever grave falta de ar na covid-19 é conhecida em outras doenças pulmonares por causar danos”, disse o pesquisador Bill Petri, um dos autores do estudo.

O pesquisador ainda reforça que isso pode levar a uma nova maneira de prevenir a insuficiência respiratória em indivíduos infectados, inibindo a citocina.

Durante a análise, os cientistas também verificaram níveis mais altos de duas citocinas em pacientes com alto grau de açúcar no sangue. Isso pode explicar por que o diabetes está associado a uma piora do quadro dos infectados.

Os cientistas acreditam que a descoberta possa ajudar os médicos a desenvolver novas terapias contra a doença.

Fonte: IG SAÚDE


Comentários: