Categorias

Como usar o hidratante, o que comer e mais: dicas para não ter a pele ressecada

Durante a estação mais fria do ano, os cuidados com o rosto e o corpo devem ser redobrados, já que alguns fatores deixam a pele mais ressecada, os  lábios rachados e por aí vai. Além disso, esse ressecamento pode gerar coceiras, irritações e até mesmo fissuras.

inverno
Pixabay/Creative Commons

Imagem de uma mulher cuidando da pele

Para você manter a pele linda e saudável durante o inverno, conversamos com a dermatologista Karla Lessa que explica quais os cuidados necessários nesse período do ano.

Água como aliada, não como inimiga

A dermatologista explica que durante o inverno é comum as pessoas beberem menos água e ainda tomar banhos bem quentes. Nada disso faz bem. “A água quente retira parte da barreira protetora da epiderme, o que provoca ressecamento, coceira e um aspecto mais áspero na pele”, alerta a dermatologista.

Publicidade

Potencialize seu hidratante

Capriche na hidratação, da cabeça aos pés. Karla dá a dica de usar hidrantes pelo corpo inteiro, misturando com um pouco de óleo da sua preferência. “O hidratante vai repor a água perdida e o óleo não vai deixar essa água sair, deixando a pele cada vez mais hidratada”, observa a especialista.

Não exagere na limpeza

A dermatologista alerta que o excesso de higiene pessoal, aumenta a produção natural de oleosidade da pele e ao invés de deixar a pele bonita, causa o efeito contrário.

“Evite também se ensaboar demais e usar buchas, que também contribuem para alterar a composição do hidratante natural produzido pelo organismo que protege a pele”, observa Karla.

Ainda use protetor solar

Não é porque o verão acabou que você não precisa mais usar o protetor solar. A dermatologista diz que o uso diário do protetor solar ainda é necessário e importante para manter a pele bonita, principalmente nas regiões mais sensíveis, como pescoço, orelhas, nuca e mãos.

Alimentação saudável

Além de todo o cuidado externo, Karla afirma que manter uma alimentação saudável nesse período também é importante. Consuma muitos vegetais, como por exemplo, brócolis, o repolho e a cenoura, hortaliças e frutas que tenham vitamina C, como morango, laranja e limão.

“Alimentos como sementes de linhaça e a farinha de soja, são ótimos para serem acrescentados a dieta nessa época, por serem substâncias que evitam o ressecamento e melhoram a elasticidade da pele”, encerra a especialista.

Fonte: IG Mulher


Comentários: