Categorias

Marido parteiro e mais tradições: indígena mostra rotina e faz sucesso no TikTok

Maira Gomez é uma mulher indígena que vive na tribo Tatuyo, no Amazonas. A jovem, que é conhecida como Cunhaporanga (que significa “moça bonita”), faz sucesso nas redes sociais por compartilhar o dia a dia na comunidade em que vive. Até o momento, são mais de 1,2 milhões de seguidores acompanhando suas publicações no TikTok.

mulher indígena
Reprodução/Instagram

Cunhaporanga faz sucesso no TikTok ao mostrar detalhes da vida em sua tribo indígena

Em vídeos de poucos segundos, Cunhaporanga relata tradições da sua etnia, mostra alguns hábitos da comunidade e tira dúvidas dos seguidores. Em um dos vídeos mais assistidos (5 milhões de visualizações), por exemplo, ela conta como é a relação das mulheres da sua etnia com a menstruação e o uso de absorvente (assista abaixo).

Publicidade

Cunhaporanga também já contou em um vídeo como funcionam os partos — diferente da cidade, quem faz o parto na tribo são os maridos. Além disso, ela compartilhou os principais cuidados que as mulheres têm com os cabelos, que passam bem longe da química.

Abaixo, alguns vídeos de Cunhaporanga que fizeram sucesso no TikTok:

Cuidados com o cabelo

Segundo ela, as mulheres em sua tribo lavam o cabelo apenas com sabão e usam babosa para cuidar dos fios.

@cunhaporanga_oficial

Responder a @mariaclara123889642 Lavamos o cabelo com sabão mesmo rs” @poranguinha_ ##tiktok ##tiktokindígena ##geraçãotiktok ##foryou ##viral ##tatuyo

♬ som original – cunhaporanga_oficial

Passagem para a vida adulta

Na primeira menstruação, as jovens passam por um ritual para marcar a passagem para a vida adulta:

@cunhaporanga_oficial

Breu Branco é uma resina que tiramos de árvores específicas. ? ##tiktok ##tiktokindígena ##geraçaotiktok ##foryou ##viral

♬ som original – cunhaporanga_oficial

Uso de absorvente

Hoje, Cunhaporanga conta que usam absorvente tradicional quando menstruam. Antigamente, segundo ela, as mulheres usavam telas feitas com cascas de Turiri e ficavam isoladas em um quarto.

@cunhaporanga_oficial

As mulheres usavam telas feitas com as cascas de Tururi e ficavam dentro do quarto até a menstruação parar. ##tiktok ##tiktokindígena ##geraçãotiktok ?

♬ som original – cunhaporanga_oficial

Parto

Ela conta que as mulheres não precisam se deslocar para a cidade para dar à luz (mas, se quiser, pode) e quem faz o parto é o próprio marido.

@cunhaporanga_oficial

Falando um pouco sobre o parto. Outra coisa se a mulher quiser ir p/hospital não tem problema ##tiktok ##tiktokindígena ##geraçãotiktok ##foryou ##viral ?

♬ som original – cunhaporanga_oficial

Fonte: IG Mulher


Comentários: