Categorias

Rio Claro inicia atualização de doses contra sarampo em pessoas de 6 meses a 49 anos

Atendimento é realizado nas unidades de saúde das 8 às 15 horas

Rio Claro iniciou na quarta-feira (15) a segunda etapa da campanha de vacinação contra o sarampo. Pessoas de seis meses a 49 anos devem comparecer a uma unidade de saúde para atualizar a carteirinha de vacinação. A dose da vacina será aplicada em quem ainda não tomou as doses previstas no calendário vacinal.

A campanha está programada para ser realizada até  o dia 31 de agosto. O atendimento em Rio Claro é feito de segunda a sexta-feira em 18 postos entre unidades de saúde da família e unidades básicas de saúde, das 8 às 15 horas. A vacina só não é aplicada nas unidades dos bairros Santa Elisa, Jardim Brasília e Vila Cristina.

Publicidade

“Manter a vacinação em dia é fundamental para evitarmos casos da doença”, destaca Maurício Monteiro, secretário de Saúde.

O sarampo voltou a ser registrado no ano passado em várias cidades do país. Em Rio Claro foram 14 casos da doença em 2019 e um caso em 2020.

Conforme divulgação do governo estadual, as doses da vacina serão aplicadas em pessoas com idade entre uma 29 anos que ainda não tomaram as duas doses previstas no calendário nacional de imunização. Os bebês com seis meses ou mais também devem receber a chamada “dose zero”, que não é contabilizada no calendário, mas é recomendada devido à circulação do vírus no território. Pessoas de 30 a 49 anos também podem se vacinar, caso haja necessidade. Por isso, é importante apresentar a carteira para que um profissional de saúde avalie se é o caso de aplicar a dose.

O Programa Estadual de Imunização prevê que crianças e adultos, com idade entre um ano a 29 anos, devem ter duas doses da vacina contra o sarampo no calendário. Acima desta faixa, até 60 anos, é preciso ter uma dose. 

Não há indicação para pessoas com mais de 61 anos, pois esse público potencialmente teve contato com o vírus no passado, possuindo imunidade por toda a vida. Portanto, não há recomendação para este público na diretriz do Ministério da Saúde.
As pessoas que tiverem dúvidas quanto à imunização adequada devem procurar um posto, com a carteira vacinal em mãos, para que um profissional de saúde verifique a necessidade de atualização.


Comentários: