Categorias

Desordens Temporomandibulares: orientações e autocuidado para os pacientes, durante a pandemia do Covid-19

Temos duas ATMs, Articulações Temporomandibulares, lado direito e esquerdo da face, próximo à região auricular. Disfunções Temporomandibulares (DTM), são alterações da normalidade que atingem as ATMs e podem chegar até músculos mastigatórios.

Dor Orofacial é a dor relacionada aos tecidos da cavidade oral e face.

As DTMs podem causar sinais e sintomas que são influenciados por alterações biopsicossociais, e o isolamento social, gera esse impacto psicológico, elevando o padrão de ansiedade e afetando diretamente pessoas portadoras ou predisponentes à DTM e Bruxismo.

Publicidade

Como o isolamento social durante a pandemia do Covid-19 pode estar associado à esses sinais e sintomas? E como controlá-los e até mesmo reduzir esses sinais e sintomas de DTM e Dores Orofaciais, tendo conhecimento que o isolamento social impacta o padrão psicológico social geral e pode ser mais intenso nos pacientes portadores de DTM? Pacientes predisponentes podem desenvolver DTM e os seus sinais e sintomas e pacientes já diagnosticados como portadores desse quadro, podem piorar e perpetuar essa condição, assim como o Bruxismo, que mesmo não sendo DTM, pode causar dores e desconforto na boca, face, pescoço, ombros.

A pandemia afetou diretamente a rotina na área da saúde e a rotina médica e odontológica atual, está voltada às emergências, impactando principalmente os tratamentos de doenças bucais, distúrbios Temporomandibulares e bruxismo, que são diretamente influenciados pelo estado emocional dos pacientes.

Durante a pandemia do covid-19, os sinais e sintomas de DTM e dor orofacial prevaleceram às outras doenças bucais e doenças relacionadas ao estresse. DTM e dor orofacial têm etiologia multifatorial, apresentando diferentes condições e diagnósticos. Os quadros mais comuns se referem às Dores Musculares e Articulares, que podem afetar ou não áreas subjacentes da face, pescoço, ombros e cabeça. Exemplos, do que pode acontecer nesses quadros de disfunção são: mialgia, artralgia, estalos, crepitações, desvios da mandíbula, assimetrias, dificuldades em morder e mastigar alimentos, cansaço ao falar, fadiga muscular, limitação de abertura bucal, dor ao realizar os movimentos funcionais, dificuldade de fechar a boca, mal oclusão súbita resultante de deslocamento mandibular, travamento mandibular, dores de cabeça, dores na região aurículotemporal.

O profissional especializado, (Especialista em DTM e Dor Orofacial), deve estar atento para gerenciar e orientar os pacientes nessa fase, pois são muitos os fatores que contribuem para essa condição. Os atendimentos, nesse período, devem ser de sugestão de autogerenciamento, o que inclui, automassagem, educação corporal e postural, prática de exercícios, higiene do sono e meditação, rotina alimentar, orientações para o uso de ferramentas e dispositivos on-line, assim como atendimentos emergenciais por vídeo.

Referência: Oliveira SSI et al. Temporomandibular disorders: Guidelines and Self-Care for Pacients During COVID-19 Pandemic. Braz Dent Sci 2020 Apr/ Jun;23(2): sup.2


Comentários: