Categorias

Polícia Federal fecha 12 rádios piratas em São Paulo


source
pf
Agência Brasil

Polícia Federal realizou operação em São Paulo nesta quarta

Nesta terça-feira (4), a  Polícia Federal realizou o desmonte de 12 rádios piratas que operavam no interior do Parque Estadual da Cantareira, em trechos localizados na capital paulista e no município de Mairiporã.

A Operação Mayday desarticula uma organização criminosa de exploração clandestina de radiofrequência. Na manhã desta quarta, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão na capital, expedidos pelo juízo da 1 º Vara Federal Criminal da Subseção Judiciária.

Os transmissores estavam instalados na mata. Além da atuação do grupo tático da PF, a ação teve o trabalho de fiscais da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Depois de registradas interferências em comunicações aéreas, investigações da PF começaram em dezembro de 2019 para apuração. Os policiais suspeitam que agentes públicos tenham vazado informações sigilosas sobre operações anteriores desencadeadas para o fechamento das rádios clandestinas.

Os investigados responderão pelos crimes de violação de sigilo funcional, desenvolvimento clandestino de atividade de telecomunicações e furto de energia – porque as rádios funcionavam com ligações clandestinas à rede elétrica.


Comentários: