Categorias

Rio Claro avança à fase amarela e reabre comércio neste sábado

Bares e restaurantes, academias, templos religiosos e salões de beleza também poderão abrir a partir deste sábado (8).

O prefeito João Teixeira Junior confirmou na sexta-feira (7) o avanço de Rio Claro para a fase amarela da flexibilização da quarentena, e, com isso, a reabertura de estabelecimentos comerciais e outras atividades já a partir deste sábado (8).

A abertura do comércio de rua está sendo antecipada por conta do Dia dos Pais, comemorado no domingo. O horário de funcionamento será das 10 às 16 horas neste primeiro dia de retomada e a partir da semana que vem os comércios irão funcionar de segunda a sexta-feira das 12 às 18 horas e aos sábados das 9 às 15 horas.

Publicidade

“Esse avanço é uma boa notícia para todos e representa a tão aguardada retomada da economia local, mas é importante que os critérios sejam respeitados”, observa o prefeito Juninho, acrescentando que os cuidados em relação ao coronavírus devem ser redobrados. “A saúde e a vida serão sempre as prioridades e contamos com o apoio da comunidade para que o município consiga conter a transmissão do vírus e continuar avançando nas fases da quarentena”, acrescenta Juninho.

Na fase amarela, o município terá o funcionamento de imobiliárias, concessionárias de veículos, escritórios, comércios, shoppings, salões de beleza, bares e restaurantes.

A abertura dos estabelecimentos segue algumas regras, como a capacidade limitada a 40% e tempo de seis horas de funcionamento. No caso dos bares e restaurantes, para poderem funcionar eles devem ser ao ar livre ou em áreas arejadas e o atendimento presencial pode ser feito até as 17 horas, sendo que após este horário é autorizado atendimento apenas por sistema de drive-thru e delivery. As academias também poderão abrir, desde que respeitando a capacidade máxima de 30% e sem aulas em grupos.

Os templos religiosos poderão funcionar com 20% da capacidade do espaço físico, respeitando algumas regras, como a não presença de idosos e distanciamento entre as pessoas e uso de máscara e álcool em gel.

A reabertura dos estabelecimentos acontece em momento que o município registra tendência de queda nos números. “As medidas anteriormente adotadas tiveram resultado positivo, possibilitando que hoje o município possa dar esse passo”, destaca Maurício Monteiro, secretário de Saúde, lembrando que a fiscalização às regras continuará sendo realizada, e o uso de máscara permanece obrigatório. Os estabelecimentos devem adotar cuidados com a higienização e medidas que evitem aglomerações.

Rio Claro esteve na fase 2 da flexibilização, a laranja, de 1º a 24 de junho, período em que o comércio funcionou com restrições. Desde o dia 25 o município está na fase 1, a vermelha, com funcionamento apenas dos comércios e serviços essenciais. “Agora avançamos à fase amarela e temos que redobrar cuidados para que isso não implique em novo avanço da doença no município”, observa o prefeito Juninho, que na sexta-feira realizou transmissão ao vivo via internet para falar à comunidade sobre a situação do município em relação à Covid-19.

Outra decisão anunciada na tarde desta sexta-feira (7) é sobre o retorno ao horário normal de expediente nas repartições públicas municipais, que vinham funcionando das 7 às 13 horas. Para evitar aglomeração, o Atende Fácil continuará atendendo a partir de agendamento.


Comentários: