Categorias

Rio Claro não tem novos casos de dengue

Município mantém 1.038 casos da doença.

Rio Claro não registrou nesta semana nenhum novo caso de dengue, conforme divulgado na sexta-feira (7) pela Vigilância Epidemiológica, o que confirma a queda que já vinha sendo registrada nas semanas anteriores. Em 2020 são 1.038 casos de dengue em Rio Claro e nenhum caso de zika vírus, chikungunya e febre amarela, doenças também transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

“Isso não significa que podemos relaxar nos cuidados preventivos”, observa Maurício Monteiro, secretário de Saúde. “O engajamento da comunidade na eliminação dos criadouros é fundamental para que as ações desenvolvidas pelo público continuem alcançando o resultado esperado”, acrescenta o secretário.

Publicidade

O Centro de Controle de Zoonoses realiza vistorias casa a casa e também em pontos estratégicos e imóveis especiais. Nos bairros em que há confirmação de casos é feita a nebulização. “O trabalho abrange toda a cidade e é ininterrupto”, observa Diego Reis, chefe do CCZ.

Além do setor de saúde, o trabalho preventivo tem participação de vários setores da administração municipal. As secretarias de Obras e de Agricultura fazem limpezas periódicas de terrenos particulares e em áreas públicas onde moradores, de forma inadvertida, descartam entulho e lixo. Para colaborar na eliminação de criadouros os rio-clarenses contam com coleta de lixo domiciliar em todos os bairros, seis ecopontos, coleta seletiva de lixo e serviço mensal de cata bagulho.


Comentários: