Categorias

Rio Claro vacina contra o sarampo

Pessoas de seis meses a 49 anos devem procurar unidade de saúde para atualização de doses.

A segunda etapa da campanha de vacinação contra o sarampo prossegue em Rio Claro. Pessoas de seis meses a 49 anos devem comparecer a uma unidade de saúde para atualizar a carteirinha de vacinação. A dose da vacina é aplicada em quem ainda não tomou as doses previstas no calendário vacinal, sendo que todos com idade entre 30 e 49 anos devem receber a dose de reforço. 

Em Rio Claro, dentre as pessoas com idade entre seis meses e 29 anos, 1.861 pessoas procuraram as unidades de saúde, sendo que foi necessária a aplicação da vacina em 510 pessoas. Já entre as pessoas na faixa etária entre 30 e 49 anos foram aplicadas 1.283 doses. 

Publicidade

O atendimento é feito de segunda a sexta-feira nas unidades de saúde da família e unidades básicas de saúde, das 8 às 15 horas. A vacina só não é aplicada nas unidades dos bairros Santa Elisa, Jardim Brasília e Vila Cristina.

“A vacinação é segura e todos os cuidados preventivos ao coronavírus estão sendo adotados nas unidades de saúde”, observa Maurício Monteiro, secretário de Saúde. 

Conforme divulgação do governo estadual, as doses da vacina são aplicadas em pessoas com idade entre um e 29 anos que ainda não tomaram as duas doses previstas no calendário nacional de imunização. Os bebês com seis meses ou mais também devem receber a chamada “dose zero”, que não é contabilizada no calendário, mas é recomendada devido à circulação do vírus no território. É importante apresentar a carteira de vacinação. 

“Todas as pessoas de 30 a 49 anos devem receber a dose de reforço da vacina, independente de terem tomado a vacina anteriormente”, observa Fabyolla Lourenço, enfermeira da Vigilância Epidemiológica. A campanha está programada para ser realizada até o dia 31 de agosto.


Comentários: