Categorias

YouTube remove 2 milhões de canais; maioria tentava aplicar golpes


source
YouTube
Unsplash

Youtube deleta diversos canais da plataforma


O YouTube excluiu 1,98 milhão de canais no primeiro trimestre deste ano. De acordo com um levantamento do Atlas VPN, 87,5% deles foram deletados porque promoviam golpes, envios de spam ou postagem de conteúdo enganoso. 

Quando um canal é excluído do YouTube, todos os seus vídeos também são deletados da plataforma. No primeiros meses do ano, portanto, mais de 51 milhões de vídeos foram excluídos. O serviço do Google toma essa ação quando um canal viola as regras da comunidade três vezes em 90 dias ou quando realiza um único ato mais grave. 

Além da exclusão de contas e vídeos, o YouTube também deletou muitos comentários. No mesmo período, cerca de 694 milhões de comentários foram removidos. Assim como nos canais, o principal motivo (68% dos casos) foi promoção de golpes, envios de spam ou postagem de conteúdo enganoso. 

Também é interessante notar a forma como o YouTube realizou as remoções. Em 99,6% dos casos, a exclusão de comentários foi feita automaticamente, pelo próprio sistema do Google . Apenas 0,4% dos comentários banidos foram sinalizados por humanos.


Comentários: