Categorias

Garoto de 11 anos morre após receber descarga elétrica de celular que estava carregando

Na tarde desse domingo (23), um garoto de apenas 11 anos morreu no Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo, em Santarém, oeste do estado do Pará, de parada cardiorrespiratória em decorrência de descarga elétrica recebida quando usava um telefone celular que estava carregando.

O acidente aconteceu por volta das 14 horas, no bairro Mararu, na residência da família de Matheus Macedo Campos, quando o menino divertido e cheio de sonhos brincava no celular juntamente com quatro primos.

“Eles estavam brincando com os celulares. Foi tudo muito rápido. deu um curto-circuito, acho que estavam usando um beijamim (adaptador) para carregar os aparelhos na mesma tomada, mas foi só ele que recebeu a descarga. Ele não chegou a cair, ficou grudado na cadeira”, contou ao G1 a avó de Matheus, Maria Raimunda Campos Brito.

Publicidade

O SAMU foi acionado imediatamente, mas devido Matheus ter ficado desacordado, os familiares saíram de casa com o menino em veículo particular antes da chegada da ambulância. O veículo foi encontrado pela ambulância no cruzamento da avenida Curuá-Una com a Moaçara.

Matheus foi transferido do veículo particular para a ambulância onde recebeu manobras de reanimação porque havia sofrido uma parada cardiorrespiratória e o coração voltou a bater. Na chegada ao Hospital, a criança teve mais uma parada e desta vez, apesar das tentativas de reanimação, não reagiu mais.

O caso acendeu o alerta para os riscos de uso de equipamentos ligados à tomada em dias de chuva, como foi o último domingo em Santarém. O choque elétrico com celular pode causar queimaduras cutâneas, lesões a órgãos internos e outros tecidos brandos, arritmias cardíacas e parada respiratória.

“Nós estamos inconsoláveis com essa tragédia. Meu neto não voltará mais. Mas que seja exemplo pra muitos que teimam em usar o celular ligado ao carregador”, alertou Maria Raimunda.

De acordo com especialistas, utilizar equipamentos molhados ou em locais inundados, ou mesmo manusear equipamentos elétricos estando com o corpo molhado ou descalço, aumentam o risco de choque elétrico.As redes elétricas podem esconder problemas. Ainda mais se as estruturas forem muito antigas e não passarem por manutenção preventiva com frequência. Na dúvida, o recomendado é chamar um profissional qualificado para verificar tudo direitinho.

Outro alerta é em relação ao uso de carregadores piratas. Os produtos originais são homologados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

O executivo também também chama atenção para outros cuidados que deem ser adotados em dias chuvosos, como:

  • Desligar imediatamente os disjuntores em casos de inundação.
  • Equipamentos que não estiverem sendo utilizados, devem ficar desligados da tomada.
  • Nunca se aproximar de cabos ou fio partidos em vias. Entrar em contato imediatamente com a empresa.

As redes elétricas podem esconder problemas, ainda mais se as estruturas forem muito antigas e não passarem por manutenção preventiva com frequência. Na dúvida, o recomendado é chamar um profissional qualificado para verificar tudo direitinho.

De acordo com dados do 4º Grupamento de Bombeiros Militar, de janeiro a 23 de agosto deste ano, já foram 44 ocorrências relacionadas a descarga elétrica em Santarém e região. No mesmo período do ano passado foram 36 registros.

Fonte: G1


Comentários: