Categorias

8 dicas práticas que irão te ajudar na hora de limpar a sua cozinha

Cozinha preta, branca e vermelha

Se existe um cômodo que é difícil de limpar e requer muitos cuidados é a cozinha. Por ser um ambiente em que as refeições são preparadas, é importante que ele seja sempre higienizado corretamente. Além disso, os eletrodomésticos também precisam de atenção para não comprometer o seu funcionamento.

Muitas vezes, surge algumas dúvidas de como fazer a faxina corretamente, já que algumas partes são difíceis de limpar. Por isso, para te auxiliar nessa missão, separamos algumas dicas valiosas que te ajudarão a cuidar da sua cozinha de uma forma simples e eficaz.

Dicas para limpar a cozinha mais facilmente

Pia limpa e livre de odores

Às vezes, quando preparos alguns alimentos, como carnes e peixes, eles podem deixar um cheiro forte na pia. Mas para se livrar dele e dos resíduos que ficaram, é bem simples. Basta utilizar uma mistura de água fervente com suco de limão, que pode ser derramada nela ou aplicada com uma esponja. Ela também ajuda a resolver possíveis entupimentos.

Publicidade

Talheres brilhantes

Outra técnica com suco de limão é ótima para dar um brilho aos talheres que ficaram opacos por conta do uso, é misturá-lo com bicarbonato de sódio. Basta esfregar a massa formada nos seus garfos, facas e colheres para ver o resultado.

Como limpar inox

Um truque para garantir uma limpeza ainda mais potente nos seus talheres e outros utensílios de inox, como panelas, é jogar água quente em cima deles para eliminar as partículas de gordura que ficam dos alimentos.

Frigideira antiaderente

Esse é um dos itens mais difíceis de se limpar, pois mesmo após uma lavagem, eles ainda ficam com uma camada de gordura. Muitas pessoas usam esponjas de aço e detergente nas frigideiras, mas isso pode acabar arranhando a película antiaderente. Um excelente truque é esfregar sal grosso em vez disso, para não danificá-la.

Limpeza dentro do micro-ondas

A gordura acumulada dentro do micro-ondas é quase impossível de evitar, mas com essa dica simples ficará muito mais simples limpá-lo. Basta colocar, por um minuto e meio, um copo de vidro com água e meio limão espremido. Após esse tempo, a água terá fervido, agora é só deixar ela lá dentro por mais alguns minutos que todos os resíduos vão amolecer e sairão facilmente com uma esponja ou pano.

Geladeira

A geladeira é uma parte importantíssima na hora de limpar a cozinha, e apesar de ser trabalhosa, não existem muitos segredos para sua limpeza. Basta retirar todos os alimentos e limpar suas extremidades com um pano úmido e detergente. Para garantir uma faxina mais eficaz, passe um pouco de álcool 70%, que acabará com todas as bactérias e germes.

Azulejos

Sabe quando você faz aquela fritura e os azulejos ficam completamente sujos e engordurados? Com algumas borrifadas de uma solução caseira, será muito mais simples limpá-los. Basta misturar um medida de vinagre branco, com 10 gostas de detergente e duas medidas de água. Agora é só esfregá-los com uma esponja.

Parte interna do forno

Com o gás desligado, aplique uma pasta feita com meia xícara de bicarbonato de sódio e três colheres de água e deixe agir durante doze horas. Isso fará todos os resíduos se soltarem, e então basta limpar tudo borrifando água com vinagre e depois passando um pano úmido. Os resultados vão te surpreender.

Fonte: IG Mulher


Comentários: