Categorias

Humanos com superpoderes: Elon Musk apresenta chip para colocar no cérebro

chip
Elon Musk

Elon Musk é o cofundador da Neuralink

Em breve, chips poderão ser implatados em seres humanos para conectá-los com computadores. É o que promete a empresa Neuralink, do bilionário Elon Musk , que mostrou os avanços de sua tecnologia na última sexta-feira (28).

Durante o evento, Musk apresentou alguns resultados das pesquisas da empresa. Um chip desenvolvido pela Neuralink já foi implementado em porcos, permitindo que as atividades cerebrais dos animais fossem registradas em computadores.

Publicidade

Quando a tecnologia chegar a humanos, a promessa é de que ela ajude a curar doenças como o Alzheimer . Além disso, pessoas com doenças neurológicas poderiam ser capazes de controlar celulares e computadores com a mente.

Mas Musk também promete que os chips são uma “jornada para capacitar humanos com superpoderes”. Com a chamada “cognição super-humana”, a empresa pretende conectar a mente humana à inteligência artificial , aumentando suas capacidades.

Chip no cérebro

Durante a apresentação, a Neuralink apresentou seu sensor que pode ser implementado no cérebro . Ele possui 8 milímetros de diâmetro e tem mais de 3 mil eletrodos conectados a fios mais finos que um fio de cabelo.

O chip é capaz de acompanhar a atividade de mil neurônios – ao todo, temos cerca de 80 bilhões deles. Musk descreve o chip como um “Fitbit em seu crânio”.

chip
Divulgação/Neuralink

Em testes, porco teve chip implantado no cérebro

A Neuralink ainda mostrou o porco Gertrude, que ficou com um chip em seu cérebro por dois meses. O sensor ficou na parte que controla o focinho do animal, e conseguia enviar dados para um computador.

O chip desenvolvido também pode ser tranquilamente retirado do cérebro, afirma a empresa. É o que já aconteceu com dois outros porcos. “Todos estão saudáveis, felizes e sem diferenças em relação a um porco normal”, disse Musk. A empresa espera que testes em humanos já sejam realizados no ano que vem.


Comentários: