Categorias

Secretaria de Saúde reforça normas para velórios e sepultamentos em Rio Claro

Portaria mantém proibição de velórios e cerimônias de sepultamentos de vítimas confirmadas ou suspeitas de Covid-19.

A pandemia de coronavírus continua exigindo mudanças de comportamento social e cultural, o que inclui as atividades de velório e sepultamento de corpos. A prefeitura de Rio Claro publicou na sexta-feira (11) portaria que volta a orientar e esclarecer sobre as regras de funerais e velórios.

As cerimônias fúnebres relativas às vítimas confirmadas ou suspeitas da Covid-19 não são permitidos durante os períodos de isolamento social e quarentena.

Publicidade

Para as pessoas que morrem em decorrência de outras causas, as cerimônias de velórios e sepultamentos são permitidas, porém, com várias exigências sanitárias especificadas na portaria da Secretaria Municipal de Saúde. É exigido disponibilizar água, sabão, papel toalha e álcool em gel a 70% para higienização das mãos durante todo o velório. A urna mortuária deve ficar em local aberto ou ventilado e não se pode usar ventiladores e equipamentos de ar-condicionado nas salas dos velórios. Também não é permitida a presença de pessoas com sintomas respiratórios e pessoas que pertençam ao grupo de risco para agravamento da Covid-19, ou seja, com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes, portadores de doenças crônicas e imunodeprimidos.

Quem for ao velório deverá respeitar distanciamento das demais pessoas e utilizar máscara de proteção cobrindo boca e nariz, durante todo o período do velório e sepultamento. Não é permitido disponibilizar alimentos. Para bebidas, devem-se observar as medidas de não compartilhamento de copos.

A portaria recomenda que o velório e o sepultamento ocorram com no máximo 10 pessoas, pela contraindicação de aglomerações.


Comentários: