Categorias

Daae troca bombas na ETA 2 para melhorar abastecimento

Bombas anfíbias de alta tecnologia e rendimento foram instaladas para retomar a capacidade operacional total da ETA 2 e evitar desabastecimentos em bairros da cidade.

Devido a problemas técnicos em duas bombas na captação da Estação de Tratamento de Água (ETA 2), que ocasionaram baixa pressão ou interrupção temporária no abastecimento de água em alguns dos bairros abastecidos nos dois últimos dias, o Daae agilizou nessa quinta-feira (17), a substituição dessas bombas antigas e obsoletas, por duas bombas novas, anfíbias, de alta tecnologia e rendimento.

Segundo funcionários operacionais da autarquia, as bombas anfíbias trabalham dentro e fora da água, eliminando o risco de paralisação da captação em casos de cheia do rio Corumbataí, como aconteceu em janeiro deste ano.

Publicidade

Essa troca também resultará na eliminação de sobrecarga das bombas e da rede de água, melhorando consideravelmente o trabalho de captação, tratamento e abastecimento de água na cidade, além de diminuir rompimentos e reparos na rede de distribuição.

A ETA 2 fica na estrada que liga o Distrito Industrial ao Distrito de Ajapi e é responsável por 60% do abastecimento da cidade. Os outros 40% são distribuídos pela ETA 1, que fica no bairro Cidade Nova.

Os problemas técnicos nas bombas substituídas fizeram com que a rede de abastecimento sofresse uma despressurização. Agora, com as novas bombas que vão retomar a capacidade operacional total da ETA 2, pode haver casos pontuais de cor escura na água, que devem ser relatados à Central de Atendimento do Daae pelo telefone 0800-505-5200, que funciona 24 horas e atende ligações de telefone fixo e celulares.

Os casos pontuais de cor escura na água se devem ao fato de, com a despressurização da rede, as incrustações que estão nas paredes das tubulações se soltam. Ao retomar o abastecimento total, a pressão da água acaba deslocando estas incrustações na rede.

O Daae informa ainda que, com aumento temporário na pressão em alguns pontos da rede na retomada do abastecimento total, pode deixar a água com um aspecto “esbranquiçado”. Neste caso, a água está com microbolhas, por conta dessa pressão. Tanto que ao colocar essa água em um recipiente, em segundos ela fica com seu aspecto normal e pode ser consumida normalmente.


Comentários: