Categorias

Greve dos Correios: Tribunal decide fim da greve já nesta terça (22)

correios
Divulgação

O TST decidiu em sessão virtual que Correios devem retornar ao trabalho nesta terça (22)

Nesta segunda-feira (21), o Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu em sessão virtual que a  greve dos Correios  deve terminar amanhã, com a volta ao trabalho dos funcionários do Correios para esta terça (22) sob pena de multa.

A greve não foi considerada como abusiva pelo Tribunal. Os ministros ainda estão decidindo sobre outras cláusulas do processo de acordo entre a estatal e os funcionários dos Correios.

O julgamento foi sobre dissídio coletivo, em que a empresa pediu a declaração da abusividade da greve de seus empregados, iniciada em 17 de agosto.

Publicidade

A sessão foi definida pela relatora, ministra Kátia Arruda, depois de duas tentativas de solução consensual sobre a  greve dos Correios.

Veja retrospectiva das tentativas de acordo entre empresa dos Correios e funcionários

No dia 27 de agosto, o vice-presidente do TST, ministro Vieira de Mello Filho, se reuniu com a empresa dos  Correios  e as entidades sindicais representantes dos empregados e propôs a renovação das 79 cláusulas vigentes, sem reajustes nas cláusulas econômicas. A proposta foi rejeitada pela empresa.

Em 2 de setembro, a relatora deferiu liminar para determinar a manutenção de 70% dos trabalhadores dos  Correios  em cada unidade e vedar a realização de descontos relativos aos dias de paralisação.

No dia 11 de setembro, a ministra promoveu nova audiência de conciliação, mas as negociações sobre a greve dos Correios não avançaram.


Comentários: