Categorias

Quer cuidar da pele, mas morre de preguiça? Essa rotina de skincare é pra você


source

Há tempos o  skincare  vem conquistando o coração de grande parte das mulheres de todas as idades. O boom se deu quando chegou ao Brasil a tendência da rotina de pele coreana , com 10 passos. Apesar de muita gente tentar imitar, muitas se assustam e acham que ter uma rotina de cuidados com a pele não era pra elas, seja por conta da rotina corrida ou por pura preguiça mesmo.


skincare
Unsplash

Saiba como manter sua pele linda e saudável com poucos passos

Foi pensando em achar um meio termo que seja acessível e possível para quem tem pouco tempo para dedicar à própria cútis que a dermatologista Luciana Garbelini, da Clínica Luciana Garbelini, passou algumas dicas de como montar uma rotina de skincare prática e certeira.

A médica explica que existem algumas indicações gerais, que são muito relacionadas ao tipo de pele (seca, mista ou oleosa). Como principal dica, a dermatologista indica optar por produtos que ofereçam mais de uma função ou benefício, o que otimiza as etapas de tratamento. 

Como montar uma rotina básica?

Para uma rotina rápida que ainda assim trará benefícios, em primeiro lugar é fundamental manter a pele limpa. “Jamais pular a etapa da limpeza. É por meio dela que os poros são desobstruídos da queratina e da oleosidade que ocorrem naturalmente no processo de renovação celular”. Além disso, a remoção dos resíduos em excesso também facilita a penetração dos ativos usados posteriormente.

Já que o assunto é  funcionalidade, a especialista sugere o uso do cleansing oil para a limpeza . “Esse tipo de produto retira a maquiagem e ainda limpa a pele, sem necessariamente ter que usar o sabonete depois. Fica a critério do paciente essa escolha. Se sentir que a pele ainda ficou um pouco oleosa e precisa da limpeza extra, pode usar, de preferência, um sabonete específico para seu tipo de pele”.

A próxima etapa é a hidratação. É importante lembrar que existem produtos próprios para cada área do corpo. Quando buscar por algum específico para o rosto, a médica aconselha ativos hidratantes como o ácido hialurônico, vitamina B5, vitamina E, assim como probióticos. “Produtos que contam com vários ativos combinados ganham um ‘plus’, além de serem funcionais. 

Vale também usar algum creme anti-idade e associar esse passo a uma massagem ou drenagem facial”. Isso porque é necessário espalhar o produto no rosto e fazer isso de uma maneira ‘especial’ pode trazer ainda mais benefícios.

“Faça movimentos circulares com as pontas dos dedos ao redor dos olhos, direcionando de dentro para fora. No restante do rosto faça o movimento em linhas paralelas levemente ascendentes (de baixo para cima) e do centro para as laterais da face”, ensina.

Não esqueça a proteção!

Para finalizar, vem a etapa da proteção – que é fundamental. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o Fator de Proteção Solar (FPS) mais indicado para a população brasileira é de no mínimo 30. E assim como o hidratante, é interessante escolher a textura certa do protetor, para que este seja um aliado na rotina e não algo ‘desconfortável’ na pele.

“Para peles secas, filtros com ação hidratante e/ou associados à vitamina E são adequados. Já para a pele oleosa, são indispensáveis os filtros com acabamento em toque seco, associados a ativos que controlam a produção de sebo na pele, como a sílica. No caso de peles mistas, filtros fluídos com textura mais leve, como sérum, gel ou loção”.

A dermatologista ainda acrescenta que é importante lembrar que a maioria dos protetores é adaptada para pele mista e oleosa, o tipo predominante na população brasileira. 

Luciana também sugere, na etapa da reposição de água na pele, usar um hidratante que já conta com FPS. “Isso não isenta da necessidade de passar o protetor solar em seguida, mas é interessante por ser uma proteção extra. Além disso, podem ser escolhidos os protetores com cor. Eles ajudam como uma barreira física contra os raios ultravioletas e como um possível passo a menos na hora da maquiagem”.

Fonte: IG Mulher


Comentários: