Categorias

Campanhas de vacinação contra pólio e de multivacinação continuam em Rio Claro

Vacina contra a pólio é para crianças de 1 ano a menores de 5 anos. A de multivacinação, para pessoas de 0 a menores de 15 anos.

Rio Claro prossegue com as campanhas de vacinação contra a poliomielite e de multivacinação nas unidades de saúde da família e unidades básicas de saúde do município, com exceção das unidades do Jardim Novo, Jardim Brasília, Santa Elisa e Vila Cristina. As crianças e adolescentes que ainda não receberam a dose da vacina correspondente ao calendário vacinal devem ser levadas a uma unidade de saúde para receber a imunização. O atendimento é de segunda a sexta-feira. 

Desde o início da campanha de vacinação, em 5 de outubro, foram vacinadas em Rio Claro 2.564 crianças contra a poliomelite. A meta é vacinar 95% desta população. Já a campanha de multivacinação, para atualizar a carteira de vacinação de crianças de 0 a 14 anos, não tem meta definida pelo Ministério da Saúde. Desde o dia 5, em Rio Claro, compareceram 1.521 crianças e adolescentes às unidades de saúde, sendo que 686 estavam com alguma dose atrasada e receberam a vacina necessária. 

Publicidade

A vacinação contra a pólio é direcionada a crianças de um ano a menores de cinco anos, desde que já tenham recebido até o dia 4 de outubro as três doses da Vacina Inativa Poliomielite (VIP) do esquema básico de vacinação.

Já a campanha de multivacinação tem como objetivo a atualização da carteira de vacinas de pessoas de zero a menores de 15 anos. Basta levar a criança ou adolescente a uma das unidades de saúde apresentando a carteira de vacinação e as doses em atraso serão aplicadas. No total são oferecidas 14 tipos de vacinas: BCG, hepatite B, pentavalente, poliomielite 1, 2 e 3, Pneumo 10v, meningocócica C, Pneumo 23v, febre amarela, tríplice viral, varicela, dT/dupla adulto, dTpa, HPV e meningocócica ACWY.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância dos pais ou responsáveis levarem as crianças e adolescentes para serem vacinados e destaca que a vacinação é fundamental para prevenir doenças e que a caderneta deve ser mantida atualizada. A lista com endereços, horário e telefones das demais unidades de saúde de Rio Claro está no site http://www.saude-rioclaro.org.br/enderecos.htm.


Comentários: