Categorias

Paciente internado com Covid-19 pode ter sintomas por meses, diz estudo


source
A pesquisa analisou o impacto de longo prazo da Covid-19 em 58 pacientes internados por causa da doença
Foto: Pixabay/Ilustrativa

A pesquisa analisou o impacto de longo prazo da Covid-19 em 58 pacientes internados por causa da doença

Mais de metade dos pacientes que foram internados por causa da Covid-19  e receberam alta hospitalar, relataram sintomas como falta de ar, fadiga, ansiedade e depressão 3 meses após a infecção inicial. Os resultados são de um estudo feito no Reino Unido e liderado por cientistas da Universidade de Oxford.

O estudo analisou o impacto de longo prazo da Covid-19 em 58 pacientes internados por causa da doença.

De acordo com a pesquisa, alguns pacientes tiveram anormalidades em múltiplos órgãos depois de serem infectados pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2) e a inflamação persistente causou problemas para alguns por meses.

Os resultados do estudo mostraram que 2 a 3 meses após terem contraído a Covid-19, 64% dos pacientes sofreram com falta de ar persistente e 55% relataram fadiga significativa. Exames mostraram ainda anomalias nos pulmões de 60% dos pacientes, nos rins de 29%, no coração de 26% e no fígado de 10%.

“Essas descobertas enfatizam a necessidade de explorar mais os processos fisiológicos associados à Covid-19 e desenvolver um modelo holístico, integrado, de atendimento clínico para nossos pacientes depois que eles têm alta do hospital”, disse Betty Raman, médica do Departamento Radcliffe de Medicina, de Oxford, que coliderou o estudo, à agência Reuters. O documento foi publicado antes da revisão por cientistas no site MedRxiv. 

Fonte: IG SAÚDE


Comentários: