Categorias

Roda do Ano: Veja as celebrações do calendário pagão


source

João Bidu

undefined
Ana Melo

Roda do Ano: Veja as celebrações do calendário pagão

A roda do ano é a passagem das estações, fases da lua e equinócios e solstícios, simbolizando os ciclos da vida na natureza. Ao todo, são 8 datas comemorativas, sendo os sabás maiores e menores, na qual, as datas mudam dependendo do hemisfério que você esteja, respeitando as estações do ano do lugar onde você mora. 

Os povos pagãos, mais precisamente os povos celtas, utilizavam a roda do ano de calendário, com uma percepção de tempo cíclico, para celebrar as fases naturais da vida, como: a fertilização, o nascimento, o amadurecimento e a morte. O calendário era usado para acompanhar os estágios do processo de colheita, da preparação da terra até a colheita. Além disso, cada sabá representa a história de amor da Deusa e do Deus a partir desse ciclo da vida.

+Inscreva-se no Clube João Bidu e receba conteúdo exclusivo! Basta baixar o app do Telegram no seu celular e entrar neste LINK !

Sabás conforme o Hemisfério Sul

Beltane – 31 de outubro – Festa do Fogo

Nessa data é celebrado a união do Deus na fase adulta e da Deusa, o casamento Sagrado.  Acontece no pico da primavera, simbolizando o amor e fertilidade. Simboliza a união do masculino e feminino, do sol e lua, do céu e da terra.

Litha – 21 de dezembro – Festa do Sol

No solstício de verão, quando o dia é mais longo e logo os dias irão ceder cada vez mais a escuridão a partir daqui. No Litha, se comemora a força do Deus, o Sol e o Fogo, celebrando a criação e renovação. A fase marca os brotos e crescimento de tudo que foi semeados no sabás anteriores. 

Lammas – 2 de fevereiro – Festa da Primeira Colheita

A hora da colheita chegou e aqui é celebrado a gratidão pelo alimento e a fartura recebida. O sol continua forte e imponente, nutrindo e dando vida, porém, se aproxima de fase ancião e adormece, antes deixando sua semente no ventre da deusa. A celebração deste sabá é marcado pelo alimento e compartilhamento.

Mabon – por volta de 20 de março – Festa da Segunda Colheita 

No equinócio de outono, é feita a celebração de tudo que colhemos e passamos na nossa vida. Conhecido com a Segundo Colheita, este sabá é o momento de ver os frutos das nossas conquista e refletir sobre as coisas boas e ruins que passamos para amadurecer e ser quem somos hoje. 

Samhain – 1 de maio – Festa dos Ancestrais 

Momento de reclusão e preparação para a chegada do inverno no próximo sabá. Também é quando o véu que separa o mundo material e o astral fica mais fino, possibilitando a nossa conexão com os nossos ancestrais. Na roda norte, este sabá é celebrado nos dias das bruxas, 31 de outubro. 

Yule – 21 de junho – Ano Novo Pagão

Esse sabá é celebrado o nascimento do Deus, simbolizando a hora de renascer e decidir o que será levado adiante na nossa vida, conectar-se com a nossa criança interior para ter mais esperanças que vamos superar os desafios das próximas semanas. O solstício de inverno é marcado por noites mais longas do que o dia, por isso, Yule é celebrado com muita luz. 

Imbolc – 1 de agosto – Festa das Luzes

Aqui é celebrado a metade do inverno, quando o clima começa a ficar ameno e as terras estão próximas de ficarem boas para receber a nova plantação. Período de dar se livrar do velho e dar espaço ao novo. Imbolc marca a fase criança do Deus. 

Ostara – 23 de setembro – Festa das Flores

No equinócio de primavera, começando a ver a natureza florescer e desabrochar. Neste período é celebrado a fertilidade da terra e a preparação para o novo. Aqui o Deus está na sua fase jovem e fertil. Momento de dar início a novos projetos e amores!

LEIA TAMBÉM:

Elementais do Fogo: Conheça mais sobre as salamandras

Saiba qual chá é o ideal para cada signo se sentir bem

Salmos para um amor feliz: veja as orações de cada signo

Fonte: IG Mulher


Comentários: