Categorias

Saúde orienta visitantes dos cemitérios sobre medidas preventivas à dengue

Trabalho será realizado nos três cemitérios de Rio Claro no Dia de Finados.

Agentes da Secretaria de Saúde de Rio Claro estarão na segunda-feira (2), feriado de Finados, nos três cemitérios de Rio Claro para orientar a população sobre medidas preventivas à dengue que devem ser adotadas pelos visitantes. O trabalho será realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) das 8 às 17 horas nos cemitérios São João Batista, Evangélico e Parque das Palmeiras.

Para que o trabalho tenha resultado é importante que a comunidade atenda às recomendações dos agentes. Devem ser evitados saquinhos plásticos envolvendo arranjos de flores, assim como vasos e pratinhos de plantas, já que as embalagens e recipientes são reservatórios de água e podem ser usados na reprodução do Aedes aegypti. Até mesmo as embalagens amarradas podem ser usadas como criadouros do mosquito, que além da dengue transmite zika, chikungunya e febre amarela.

Publicidade

O CCZ lembra que os ovos do mosquito podem ficar até 450 dias em ambiente seco e, mesmo depois de um ano e meio, ao terem contato com água, eles eclodem. A colaboração da comunidade no combate ao Aedes é fundamental e, com a chegada do período de chuvas, é ainda mais importante que todos estejam atentos na eliminação dos criadouros. Jogar o lixo em locais adequados e não deixar acumular água são ações simples e eficazes para evitar o aumento de casos de dengue na cidade. 


Comentários: