Categorias

Instagram muda regra para fotos de seios e comunidade plus size comemora

source
instagram
Reprodução/Instagram

Nyome Nicholas – Williams foi quem iniciou a discussão que levou à mudança da política do Instagram

A partir desta quarta-feira (28), uma regra sobre  fotos de seios femininos foi alterada no  Instagram . A novidade veio depois de uma série de pedidos iniciados com a modelo britânica  Nyome Nicholas-Williams .

Publicidade

Depois de ter fotos excluídas, a influenciadora percebeu que isso só acontecia com mulheres gordas, e a onde de protestos contra a gordofobia na rede social começou. Hoje, foi dia de comemorar. 

“Essa é uma vitória enorme para a comunidade negra e plus size”, disse ela, em uma publicação no Instagram. “Esse é apenas o começo, ainda há muito trabalho a ser feito. Instagram e Facebook estão dando passos na direção certa para garantir que a comunidade plus size seja protegida”.

De acordo com o Instagram , o algoritmo realmente errava ao analisar fotos de mulheres plus sizes. A justificativa é que havia mais pele à mostra e, por isso, os conteúdos eram considerados inapropriados por nudez – o que raramente acontecia com fotos de mulheres magras.

Depois de admitir a falha e realizar a mudança, a rede social ainda disse, porém, que erros podem continuar acontecendo mesmo com a nova medida. Diante disso, Nyome criou um formulário encorajando mulheres negras e gordas que tiverem suas fotos barradas no Instagram a entrarem em contato com ela. 

“Esses dados independentes serão coletados por nós e repassados ​​ao Instagram para ajudar a retratar como essa política está funcionando e como poderia funcionar melhor”, disse a modelo. 

A novidade foi comemorada não só por Nyome, mas por muitas outras mulheres. “Ah que bom, gente! Poxa, isso era um absurdo tão grande! Que bom que mudaram!”, disse uma usuária, em comentário a publicação da conta @gordanalei. “Até que enfim!”, comentou outra. 

Algumas internautas reclamam, porém, que a medida demorou a ser tomada. “Sério que isso acontecia? Em pleno 2020… Lamentável”, disse uma. “Eu fiz um vídeo ensinando o autoexame de mamas, estava usando calcinha grande, sutiã e por baixo usei protetor para mamilos e mesmo assim o instagram retirou meu vídeo. Informaram que meu conteúdo era sexual, fiquei muito p***. Postei de novo no fim do dia e tá lá. F*** tu querer levar informação e autocuidado e eles simplesmente barrarem. Agora mulheres magras pode, aí pode tudo”, relatou a usuária @gauchaplussize, sobre como as medidas funcionavam anteriormente.

Apesar da mudança, algumas pessoas ainda reclamam do fato de os mamilos femininos ainda serem proibidos no Instagram . “Mas e os mamilos, que são uma pequena parte dos seios? Bom, estes continuam sendo um privilégio do patriarcado, infelizmente…”, reclamou a usuária @hera.ozelo.


Comentários: