Categorias

Lente de contato dental: conheça o procedimento feito pelo cantor Kevinho


source

Alto Astral

undefined
Reprodução: Alto Astral

Lente de contato dental: conheça o procedimento feito pelo cantor Kevinho

O funkeiro Kevinho chamou atenção nas redes sociais esta semana ao compartilhar nos stories do Instagram um vídeo dos seus dentes desgastados sem a lente de contato dental . Ele contou que teve que retirar devido a outro procedimento: “Não vai ficar assim. Isso aqui é só um preparo porque eu já usava lente antes. Eu estava usando há mais de quatro anos”.

O cirurgião-dentista Adriano Rafael Oliveira Santos explica que esse é um dos métodos mais avançados da estética bucal . “Consiste na colocação de lâminas de porcelana extremamente finas na frente dos dentes. Por meio da técnica é possível clareá-los, diminuir a distância entre eles, corrigir a dentição torta e manchada, aumentar o tamanho, ajustar a curvatura, melhorar o formato e solucionar a aparência do esmalte do dente desgastado”, diz. Saiba mais!

Tudo sobre a colocação da lente de contato dental

Antes de colocar a lente de contato dental, deve ser feito um planejamento. De acordo com Adriano, primeiro é necessário conversar e fazer uma avaliação com o profissional que realizará o procedimento: “É a partir daí que ele vai executar as mudanças desejadas no sorriso, seja na coloração dos dentes ou no formato deles”.

Em seguida, o dentista fará as alterações que o paciente desejar e confeccionará os dentes de resina, para que ele já veja como o sorriso ficará. “Esse test drive serve, inclusive, para saber se o novo formato dos dentes está de acordo o que a pessoa imaginou. Se algo precisar ser modificado, as mudanças são feitas antes que a lente fique pronta”, ressalta.

O desgaste nos dentes é realmente necessário?

O desgaste nos dentes é indispensável para colocar a lente de contato dental, como destaca o profissional: “Diferente do que muitos dentistas dizem, há sim a necessidade de um desgaste mínimo dos dentes. Ele é realizado antes da colocação das lentes. Por mais que as lâminas sejam extremamente finas, se forem posicionadas sem esse desgaste, existe a possibilidade de parecer que os dentes estão para fora”.

Porém, segundo ele, houve um grande desgaste nos dentes do cantor . “Para cada paciente, existe uma abordagem. O objetivo não é causar desgaste acentuado. Se a dentição estiver muito torta, por exemplo, é necessário primeiramente utilizar aparelho ortodôntico. Nós não sabemos como era a arcada dentária dele antes da realização da primeira colocação de lentes de contato e o motivo pelo qual o dentista desgastou tanto os dentes”, explica.

Após a polêmica, Kevinho comentou no Instagram a diferença entre a lente de contato dental e a faceta: “Na verdade, acho que era faceta, por isso que desgastou. Hoje em dia, não é mais assim, você coloca e nem desgasta o dente direito”. Para Adriano, apesar de muita gente achar que as duas são a mesma coisa, a única coisa que muda é que a faceta é um pouco mais grossa do que a lente, que é feita de um laminado extrafino.

Quanto tempo dura o procedimento?

O cirurgião-dentista conta que a remoção das lentes no passado era feita somente por brocas, o que doía e desgastava os dentes , além de prejudicá-los com relação à perda de tecido. Hoje em dia, a técnica é bem mais simples: “Existe um laser que remove essas lâminas sem desgaste adicional, sem dor e sem necessidade de anestesia. A fonte de luz com alta energia, ao entrar em contato com o dente que possui a lente de contato, faz com que o cimento seja degradado. Assim, a peça se descola em poucos minutos”.

O procedimento dura, em média, de 10 a 15 anos, dependendo da higiene bucal do paciente e da qualificação do profissional escolhido para realizá-lo. “O método em si é muito seguro e traz resultados fantásticos. Mas fica um alerta para que as pessoas que desejam colocar as lentes de contato pesquisem muito sobre esse mercado e técnica antes de fazer”, finaliza.

Consultoria: Adriano Rafael Oliveira Santos, cirurgião-dentista, de Belo Horizonte (MG) | Texto: Mariana Oliveira | Entrevista e edição: Renata Rocha

Fonte: IG Mulher


Comentários: