Categorias

Lago Azul tem iluminação especial como alerta à prevenção ao câncer de próstata

Novembro Azul tem ações para conscientizar sobre os cuidados com a saúde do homem.

A importância do cuidado com a saúde do homem é reforçada neste mês de novembro em Rio Claro com ações alusivas ao Novembro Azul. A referência visual ao tema é o Parque Lago Azul, reaberto na sexta-feira (6). Neste mês o azul irá predominar na nova iluminação do parque, lembrando a comunidade que a prevenção ao câncer de próstata é fundamental. A Secretaria Municipal de Saúde também produziu vídeo sobre o assunto.

A iluminação temática foi colocada do portão da nova entrada principal, na Avenida 32, passando pelas palmeiras plantadas ao lado até o monumento que reúne a estátua do leão, o brasão de Rio Claro, a placa de bronze alusiva à primeira missa do município (em 1827) e a estátua do negro liberto. Também estão iluminados com as luzes azuis a réplica da Torre Eiffel, que agora fica no interior do parque, e os sete chafarizes que foram reativados e reformados.

Publicidade

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Quando diagnosticado precocemente as chances de cura superam 90%.

Justamente para identificar e tratar o quanto antes a doença é tão importante que os homens procurem o serviço de saúde e se cuidem para que o diagnóstico seja obtido o mais rápido possível. A porta de entrada para o atendimento são as unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família. A partir de consulta, o médico da unidade verificará a necessidade de encaminhamento para o urologista. Também podem ser solicitados pelo médico exames de sangue e de toque, que são complementares. Nenhum preconceito ou tabu deve impedir o homem de se cuidar.

Homens com mais de 45 anos, que tenham histórico de câncer de próstata na família, ou com mais de 50 anos devem procurar médico para acompanhamento preventivo. Além disso, é preciso ficar atento aos sintomas que se manifestam principalmente na urina. Diferenças notadas no jato urinário, esforço miccional e sensação de não esvaziamento da bexiga após urinar devem ser relatados ao médico.

Vídeo com orientações e informações à comunidade sobre o câncer de próstata foi produzido pela Secretaria Municipal de Saúde e pode ser acessado no link https://www.youtube.com/watch?v=z4YD1BR9PNU. Nele o médico Anderson Hermenegildo Luiz Pinto fala mais sobre o assunto. As ações preventivas incluem também capacitação que será realizada virtualmente com os profissionais que atuam na rede pública municipal de saúde. Nas unidades de saúde de Rio Claro decoração lembra a comunidade do Novembro Azul e o site https://bimestrecolorido.com.br/ também traz mais informações sobre o assunto em uma iniciativa da Whirlpool com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde.


Comentários: