Categorias

“Catástrofe moral”, diz órgão se vacinação contra Covid na África atrasar


source
O chefe do CDC disse, em coletiva de imprensa, que espera que campanhas de vacinação significativas no continente comecem em abril
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O chefe do CDC disse, em coletiva de imprensa, que espera que campanhas de vacinação significativas no continente comecem em abril

John Nkengasong, chefe do Centro de Controle de Doenças da África, classificou como uma “catástrofe moral” se a vacinação contra a Covid-19  atrasar na África. “Se tornaria facilmente uma catástrofe moral se não nos uníssemos para abordar o futuro o mais cedo possível em 2021 e atender à África”, disse Nkengasong.

A África registrou 2,7 milhões de infecções  da doença e 64 mil mortes até esta quinta-feira, contabilizou a agência de notícias Reuters.

Em coletiva de imprensa, realizada nesta quinta-feira (31), disse que espera que campanhas de vacinação significativas no continente comecem em abril, de acordo com a agência de notícias Reuters. “É um longo caminho a percorrer, dado que este vírus se transmite muito rapidamente”, declarou Nkengasong. Segundo o chefe do CDC africano, “a segunda onda está aqui [na África] com força total”.

Os casos do novo coronavírus (Sars-CoV-2) cerca de 19% desde a semana passada e as mortes aumentaram 26%, mostram dados do CDC africano. “Não podemos atrasar, precisamos dessas vacinas e precisamos delas agora”, disse Nkengasong.

John Nkengasong destacou que os principais obstáculos para vacinações começarem na África são a disponibilidade global de doses e financiamento, já que as nações mais ricas adquiriram vacinas além do que precisam. “Não precisamos entrar em uma crise moral, em que essas coisas são estocadas no mundo desenvolvido e nós na África estamos lutando para ter”, afirmou Nkengasong.

Ele explicou que a União Africana  negocia com a União Europeia e com o Canadá para garantir vacinas. Além disso, o continente espera pelo programa Covax Facility da Organização Mundial de Saúde (OMS), que promete fornecer vacinas contra a Covid a países mais pobres.

Fonte: Reuters

Fonte: IG SAÚDE


Comentários: