Categorias

Depois da Argentina, Coreia do Sul descriminaliza aborto


source
manifestante segura placa com os dizeres meu corpo minhas regras em ingles
Reprodução

Aborto é legalizado na Coreia do Sul

Na última semana, o Senado da Argentina aprovou projeto de lei que torna o aborto legal , seguro e pra todas as pessoas gestantes. Na última sexta-feira (1º) foi a vez da Coreia do Sul de seguir os mesmos passos, que descriminalizou o aborto.

Antes, o aborto só era legalizado em  casos de estupro ou caso a saúda da pessoa gestante estivesse em risco, assim como no Brasil. Com a lei de criminalização derrubada, agora o  aborto pode ser feito caso a pessoa não queira continuar com a gravidez.

Além da descriminalização, grupos que defendem os direitos das mulheres pedem por estrutura legal e de saúde que facilite o acesso ao procedimento.

“As disposições penais sobre o aborto na lei que o criminalizava não estão mais em vigor a partir de 1º de janeiro de 2021. Estou muito feliz em compartilhar esta boa notícia da Coreia do Sul”, diz Na Young, líder da associação Share. Para ela, a descriminalização do aborto no país é uma vitória.

Manifestantes que se posicionam de forma contrária ao aborto preparam emendas que proibam o aborto depois de seis ou dez semanas de gestação e que médicos possam se recusar a fazer o procedimento.

Fonte: IG Mulher


Comentários: