Categorias

Fundação Florestal realiza ações de manejo na FEENA que ficará fechada nos dias 11 a 15 em Rio Claro

Parte dos trabalhos de remoção de árvores em risco de queda serão realizados nos dias 11 a 15 de janeiro e preparam a Unidade para uma recepção mais segura ao público.

Portanto, informamos o Fechamento da Unidade para visitações neste período.
A FEENA é predominantemente formada por eucaliptos, plantados há muitos anos e podem ser vistos nas trilhas autoguiadas. Nesse verão, mais de 128 troncos de árvores caídas foram retirados dos principais acessos da Unidade.

As equipes realizarão os trabalhos seguindo o Programa de Manejo Florestal e de Recuperação de Áreas Degradadas, que inclui um inventário arbóreo com informações sobre suas condições físicas e biológicas, localização, espécie e quantidade da madeira a ser manejada.

Dentre as ações previstas, está a retirada de árvores caídas ou com risco de queda, o que trará mais segurança ao público.
O estudo de risco de queda de árvores inclui a avaliação do estado fitossanitário da copa, do tronco e da base; de senescência; do solo; grau de inclinação; tortuosidade do tronco; injúrias mecânicas; e a presença de pragas, considerando-se uma distância de até 30 metros das estradas de acesso, principais aceiros e trilhas.

A remoção da madeira também contribui para a prevenção de incêndios florestais, visto que o material é propagador de fogo, especialmente nas temporadas de calor e de clima seco.

Tanto o inventário, quanto o planejamento das ações de manejo florestal, foram aprovados pelo Ministério Público Estadual, por meio do GAEMA de Piracicaba; do Conselho Consultivo da FEENA e da CETESB.
Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade – FEENA

A FEENA é uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável administrada pela Fundação Florestal (Decreto Estadual n° 51.453/2009), órgão vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Ela está localizada no limite da zona urbana de Rio Claro/SP e seu objetivo principal é o de compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável dos seus recursos naturais. Em 2019 a FEENA registrou a marca de 100 mil visitantes.

A FEENA possui uma área de 2.230,53 hectares dos quais amplas porções são cobertas por árvores do gênero Eucalyptus e Corymbia, espécies exóticas utilizadas para fins comerciais diversos. Em 1977, pela sua importância natural, histórica e cultural, todo o conjunto da Floresta foi tombado pelo CONDEPHAAT através de parecer encaminhado pelo geógrafo Aziz Ab’Saber.

Sua categorização como Floresta Estadual ocorreu no ano de 2002 (Decreto Estadual no 46.819, de 11 de junho de 2002).

Publicidade


Comentários: