Categorias

Alimentação para crianças: dicas para ensinar seu filho a comer saudável


source

Alto Astral

undefined
Reprodução: Alto Astral

Alimentação para crianças: dicas para ensinar seu filho a comer saudável

A alimentação para crianças tem sido um grande desafio das famílias contemporâneas. Principalmente em tempos de pandemia e isolamento social, com mais opções de delivery disponíveis a um clique de distância. Com tantas variedades de comidas industrializadas, doces, salgadinhos e refrigerantes que fazem sucesso entre os pequenos, não há quem não tenha vivenciado a recusa dos filhos por alimentos nutritivos e saudáveis. Confira algumas dicas da nutricionista Andressa Perez, especialista em atendimento infantil!

Dicas saudáveis de alimentação para crianças

Alimentação para crianças: dicas para ensinar seu filho a comer saudável
Foto: Shutterstock

Quando começar a introduzir alimentos saudáveis?

A nutricionista explica que a alimentação saudável começa até mesmo antes do nascimento da criança, ainda na gestação, e se consolida na introdução alimentar complementada aos 6 meses do bebê: “Até o primeiro aniversário, o recomendado é oferecer o alimento na sua forma natural, sem adição de sal. E, até os 2 anos, sem açúcar”.

Não proíba, mostre outras opções

“Quanto mais precoce a oferta de alimentos industrializados como biscoitos, sucos artificiais e salgadinhos de pacote, mais difícil será o sucesso de uma alimentação saudável. Não adianta proibir o consumo de algo que a criança já conhece, gosta e que faz parte da rotina familiar “, afirma Andressa.

Não faça chantagem

Nunca tente pressionar ou forçar a criança a comer determinado alimento em troca de outra coisa. Isso pode fazer com que ela associe a comida a algo negativo e não queira voltar a ingerir aquilo novamente, dificultando ainda mais o processo de mudança de hábitos.

Seja você o exemplo

Manter uma rotina saudável é naturalmente importante para qualquer indivíduo. Mas, para quem é mãe/pai, o exemplo é imprescindível para que os filhos tenham uma boa referência. Afinal, as crianças reproduzem aquilo que veem e são ensinadas a fazer desde cedo.

Leve-as para comprar

“A melhor estratégia é envolver a criança na compra e no preparo dos alimentos. Leve-a na feira ou no mercado, permitindo que escolha o alimento saudável que preferir. Em casa, deixe seu filho te ajudar na cozinha ou leve o alimento para dentro da brincadeira , utilizando panelinhas e objetos infantis. Inserir a comida de uma forma lúdica estimula a curiosidade; e a experimentação acontece de forma natural”, ensina a especialista.

Andressa também ressalta que é muito importante que a família esteja disposta a oferecer novas opções de alimentação para crianças de forma variada e paciente.

Convide para cozinhar

“Preparar receitas simples que contenham como ingrediente principal frutas, legumes e verduras também é uma ótima estratégia de aceitação alimentar. Espetinhos, bolos, tortas, patês e até sobremesas como cremes e sorvetinhos de fruta são coloridos e fáceis de fazer. As crianças adoram colocar a mão na massa e, dessa forma, experimentam o alimento de diversas maneiras”, diz.

Você viu?

Alimentos com fácil acesso

“Manter esses alimentos disponíveis em fruteiras de fácil acesso e disponibilizar durante as refeições, na mesa da família, também são excelentes estratégias para inserir nos hábitos alimentares das crianças”, lembra a profissional.

Paciência em primeiro lugar

“O grande segredo na introdução de alimentos saudáveis é ser paciente e não desistir na primeira tentativa. Nós, adultos, não gostamos de tudo… Por que precisamos esperar isso das crianças? É importante observar as preferências de texturas e explorar receitas naturais e divertidas. Descasque mais e desembale menos na vida dos pequenos”, finaliza.

Consultoria: Andressa Perez , nutricionista especializada em atendimento infantil | Texto: Giulianna Lombardi | Edição: Renata Rocha

Fonte: IG Mulher


Comentários: