Categorias

Pacientes não urgentes devem buscar atendimento nas unidades de saúde dos bairros em Rio Claro

O PA do Cervezão é voltado a casos moderados e graves com sintomas de Covid-19 e a UPA da 29 a casos graves sem esses sintomas.

As unidades de urgência e emergência de Rio Claro têm tido aumento na procura por atendimento, o que pode gerar maior tempo de espera para o paciente. Porém a grande maioria desses atendimentos, cerca de 90%, é de casos que poderiam ser resolvidos nas unidades de saúde da família e unidades básicas de saúde.

A orientação da Secretaria Municipal é para que em casos leves, que incluam ou não sintomas de Covid-19, o atendimento seja buscado na UBS ou USF mais próxima da casa do paciente.

Publicidade

“O atendimento a casos não urgentes acaba levando às unidades de urgência e emergência à sobrecarga“, observa Marco Aurélio Mestrinel, secretário de Saúde.

O pronto atendimento do Cervezão é voltado exclusivamente para casos moderados e graves em que há sintomas da Covid-19. Já a UPA do Bairro do Estádio, na Avenida 29, atende os demais casos graves em que não há esses sintomas.

“É importante que a comunidade busque o atendimento no local correto, otimizando recursos e atendimentos do setor de saúde”, destaca o secretário.

Tanto o PA do Cervezão quanto a UPA da Avenida 29 atendem a partir de classificação de risco, ou seja, os casos mais graves têm prioridade no atendimento. “Casos não urgentes são maioria nos casos atendidos atualmente, o que acaba comprometendo o atendimento nas duas unidades”, reforça Rafael Pavezi Garcia, responsável pelo setor de urgência e emergência.

Atualmente São Carlos, Limeira e o Hospital Regional de Piracicaba estão com 100% de seus leitos de internação ocupados, o que aponta que a situação da Covid está se agravando não apenas em Rio Claro. Por conta disso não há disponibilidade de leitos para transferência de pacientes de Rio Claro para outros municípios.


Comentários: