Categorias

Secretaria da Educação faz treinamento para manipuladores de alimentos

Em virtude da pandemia, treinamento teve atividades em vídeo.

A Secretaria Municipal da Educação realizou em janeiro um treinamento para manipuladores de alimentos que trabalham na rede pública municipal de ensino.

Em virtude da pandemia, as nutricionistas e técnicas em nutrição elaboraram um novo modelo de apresentação para que o treinamento pudesse ser realizado.

Publicidade

De acordo com o Núcleo de Planejamento e Nutrição do Departamento de Alimentação Escolar, a apresentação se deu por gravação de um vídeo que contou com explicações teóricas e com demonstrações práticas semelhantes às vivenciadas nas cozinhas das escolas. Uma cartilha com orientações também foi elaborada e enviada às unidades escolares, para permitir o acesso contínuo às informações do treinamento. Alguns dos temas levantados no treinamento foram: Cuidados ao retorno das atividades; Limpeza geral do ambiente, equipamentos e utensílios; Não conformidades; Desperdício; Congelamento de alimentos; Orientações gerais; Cuidados – Covid-19; Uso de máscaras, luvas e EPI’s; Distanciamento.

Para garantir a segurança dos mais de 130 agentes de alimentação escolar, duas equipes de nutricionistas e técnicas em nutrição se deslocaram até as escolas para oferecerem o treinamento a pequenos grupos de colaboradores.  

As creches, devido às particularidades dos preparos da alimentação para crianças na primeira infância, receberam algumas orientações mais específicas. No último dia, o treinamento foi realizado no auditório do Núcleo Administrativo Municipal (NAM), também seguindo critérios de higiene e segurança sanitária.

De acordo com a secretária municipal da Educação, Valéria Velis, quando retornarem às atividades, 75 agentes de alimentação escolar, que estão afastados por serem considerados do grupo de risco, também receberão o treinamento.


Comentários: