Categorias

Daae vai fazer melhorias na Central de Distribuição na 5ª-feira

Troca do painel elétrico começará às 9 horas e vai melhorar o rendimento das bombas e fornecimento de água para os bairros abastecidos. Durante o serviço, pode haver baixa pressão na rede.

A partir das 9 horas da manhã de quinta-feira (18), o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro vai fazer a substituição de um dos painéis elétricos que comandam o funcionamento das duas bombas de abastecimento, na Central de Reservação e Distribuição de Água Tratada da ETA 2.

“Os painéis estão antigos e obsoletos e essa ação vai melhorar o rendimento das bombas e o fornecimento de água para os bairros abastecidos. Como as duas bombas trabalham em conjunto, o serviço será dividido em duas etapas, com a troca de um painel por vez, para impactar o mínimo possível no abastecimento”, explica o superintendente do Daae, Osmar da Silva Junior.

Publicidade

A previsão inicial para o término do serviço é para meio-dia de quinta-feira. Nesse período, como apenas uma bomba estará em funcionamento, pode haver casos de baixa pressão nos bairros Alto do Santana, Parque das Nações 1 e 2, Vila Olinda, Jd. Guanabara, Jd. das Palmeiras, Jd. Bonsucesso, Jd. Village, Jd. Panorama, Jd. Maria Cristina, Jd. Cidade Azul, Jd. Azul, Jd. Boa Vista, Jd. Paulista 2, Jd. Centenário, Jd. Nova Rio Claro, Jd. Brasília, Jd. Figueira, Jd. São Paulo, Jd. Wenzel, Novo Wenzel, Santa Elisa, Terra Nova, Recanto Paraíso, Pq. Universitário, Pq. São Jorge, Matheus Manieiro, BNH, Bom Retiro, Condomínio Residencial São Paulo Home, Paineiras e Benjamin de Castro.

Conforme o abastecimento vai sendo retomado gradativamente, serão realizadas descargas na rede, mas mesmo assim, pode haver casos pontuais de cor escura na água, que devem ser relatados à Central de Atendimento do Daae pelo telefone 0800-505-5200, que funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive feriados, e atende ligações de telefones fixos e celulares.

Isso acontece por conta da despressurização ocasionada pela paralisação temporária do fornecimento de água, fazendo com que incrustações que estão na parede da tubulação se soltem e, ao retomar o abastecimento, a pressão da água acaba deslocando estas incrustações na rede.

O aumento temporário na pressão em alguns pontos da rede pode deixar a água com um aspecto “esbranquiçado”. Neste caso, a água está com microbolhas, por conta dessa pressão, tanto que, em segundos, a água fica com seu aspecto normal e pode ser consumida normalmente.

A Central de Distribuição está localizada estrategicamente no Distrito Industrial para melhor fornecimento de água. Inaugurada em dezembro de 1992, foi ampliada em junho de 1998, passando a ter 18 milhões de litros de reserva, o dobro da capacidade de armazenamento de água até então.

A segunda etapa para a troca do outro painel ainda será programada pelo Daae, após análise do desempenho do sistema com o novo painel.


Comentários: