Categorias

Plano São Paulo avança 26 cidades da região para fase amarela incluindo Rio Claro

Bares agora podem funcionar com atendimento presencial, com 40% da capacidade e 10 horas diárias

O Governo de São Paulo avançou a região de Piracicaba (SP) para a fase amarela do Plano São Paulo. O anúncio foi feito durante reclassificação do plano, que regulamenta a quarentena em prevenção à pandemia de coronavírus, nesta sexta-feira (26).

Com isso, os bares poderão voltar a abrir para atendimento presencial, o que não era permitido na fase laranja. Esses estabelecimentos poderão funcionar por 10 horas diárias e com a 40% da capacidade.

Publicidade

Apesar da reclassificação, segue vigente o toque de restrição definido pelo governo estadual entre 23h e 5h. Além da regional de Piracicaba, apenas outras duas estão na fase amarela: Araçatuba e Baixada Santista.

O que pode funcionar na fase amarela?

Shoppings e galerias: Capacidade 40% limitada; Horário reduzido (12 horas): após as 6h e antes das 22h; Praças de alimentação: funcionamento de acordo com a categoria do estabelecimento; Adoção dos protocolos geral e setorial específico.

Comércio: Capacidade 40% limitada; Horário reduzido (12 horas): após as 6h e antes das 22h; Adoção dos protocolos geral e setorial específicos.

Lojas de conveniência: Sem restrições.

Serviços: Capacidade 40% limitada; Horário reduzido (10 horas): após as 6h e antes das 20h; Adoção dos protocolos geral e setorial específicos.

Restaurantes: Capacidade 40% limitada; Horário reduzido (10 horas): após as 6h e antes das 22h; Consumo e atendimento apenas para clientes sentados; Venda de bebidas alcóolicas até as 20h; Adoção dos protocolos geral e setorial. específicos.

Bares: Capacidade 40% limitada; Horário reduzido (10 horas): após as 6h e antes das 20h; Consumo e atendimento apenas para clientes sentados; Adoção dos protocolos geral e setorial específicos.

Salões de beleza e barbearias: Ocupação máxima limitada a 40% da capacidade do local; Horário reduzido (10 horas): após as 6h e antes das 22h; Adoção dos protocolos geral e setorial específico.

Academias e centros de ginástica: Capacidade 40% limitada; Horário reduzido (10 horas): após as 6h e antes das 22h; Agendamento prévio e hora marcada; Permissão apenas de aulas e práticas individuais, suspensas as aulas e práticas em grupo; Adoção dos protocolos geral e setorial específicos.

Eventos, convenções e atividades culturais: Capacidade 40% limitada; Horário reduzido (10 horas): após as 6h e antes das 22h; Obrigação de controle de acesso, hora marcada e assentos marcados; Assentos e filas respeitando distanciamento mínimo; Proibição de atividades com público em pé; Adoção dos protocolos geral e setorial específico.

Demais atividades que gerem aglomerações não estão permitidas nesta fase.

Ocupação de leitos

De acordo com a atualização desta sexta, as 26 cidades do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Piracicaba têm 61,7% dos leitos de UTI para casos de Covid-19 ocupados para uma estrutura de 21,5 vagas para cada 100 mil habitantes. São 56,3 novas internações para cada 100 mil habitantes.

Em relação a notificações, foram 347,8 novos casos e 6,7 mortes para cada 100 mil habitantes no último período analisado.

DRS Piracicaba

As prefeituras das 26 cidades do DRS de Piracicaba devem seguir as regras da fase amarela. São elas: Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Engenheiro Coelho, Ipeúna, Iracemápolis, Itirapina, Leme, Limeira, Mombuca, Piracicaba, Pirassununga, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Cruz da Conceição, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro.

Fases do Plano São Paulo

O Plano São Paulo criou cinco fases de reabertura a partir de critérios como a taxa de ocupação de leitos UTI para Covid-19, quantidade de leitos UTI para pacientes com a doença por cada 100 mil habitantes e os números de casos e mortes.

A classificação das regiões do estado por cores serve para indicar aos prefeitos destas áreas quais as atividades que podem ser autorizadas.

  • Fase 1, vermelha: alerta máximo, funcionamento permitido somente aos serviços essenciais.
  • Fase 2, laranja: controle, possibilidade de aberturas com restrições.
  • Fase 3, amarela: abertura de um número maior de setores.
  • Fase 4, verde: abertura de um número maior de setores em relação à fase 3.
  • Fase 5, azul: “Normal controlado” – todos os setores em funcionamento, mas mantendo medidas de distanciamento e higiene.

Fonte: Beto Ribeiro Repórter


Comentários: