Categorias

Rio Claro registra 42 casos de dengue neste ano

Mobilização da comunidade contra o Aedes é essencial.

O município de Rio Claro tem 42 casos de dengue confirmados neste ano, além de um caso de chikungunya. As duas doenças são transmitidas pelo Aedes aegypti, que também transmite febre amarela e zika vírus. 

Para evitar a proliferação do mosquito da dengue, a prefeitura realiza ações preventivas que incluem visitas casa a casa, nebulização e vistorias em pontos estratégicos. A Secretaria Municipal de Saúde destaca que a participação da população é essencial para o efetivo combate ao mosquito, principalmente na eliminação de possíveis criadouros.

Publicidade

Eliminar pontos de água parada e recipientes é importante para evitar a reprodução do Aedes aegypti. Por isso é necessário colocar areia nos pratinhos dos vasos de plantas, tampar baldes e bacias, manter pneus em local coberto, deixar garrafas com a boca virada para baixo, limpar calhas para não haver acúmulo de água, tratar água de piscina e fontes com produtos adequados, limpar e manter caixas d’água bem fechadas e lavar regularmente os bebedouros de animais com água e sabão.

Manter os quintais e terrenos sempre limpos e fazer o descarte correto de materiais também são importantes ações para reduzir a presença do mosquito da dengue.


Comentários: