Categorias

Primeira reunião marca início da CPI da vacina na Câmara de Rio Claro

Na Sessão Ordinária desta segunda-feira (12), foi aprovada a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que deverá investigar denúncias de que vereadores possam ter sido vacinados contra à Covid-19, contrariando as determinações do Plano Nacional de Imunização que está dividindo a população por faixa etária.

O pedido de abertura da CPI foi feito pelo vice-presidente da Mesa Diretora e vereador Hernani Leonhardt (MDB), com os vereadores Rafael Andreeta (PTB), Alessandro Almeida (Podemos), Diego Gonzalez (PSD), Sivaldo Faísca (DEM), Geraldo Voluntário (MDB) e Adriano La Torre (Progressistas), uma semana após um dos parlamentares da Casa tratar do assunto em plenário.

A CPI será presidida pelo vereador e vice-presidente do Legislativo, Hernani Leonhardt (MDB) e terá como relator o vereador Adriano La Torre (Progressistas). Sua duração prevista é de até 45 dias.

Publicidade

Em seu primeiro ato como presidente da CPI, Leonhardt convocou reunião de abertura da Comissão, que será realizada na próxima segunda-feira, 19, às 15:00 no Plenário da Câmara Municipal. Em pauta, a apresentação do cronograma dos trabalhos e votação de requerimentos relativos à escolha dos métodos a serem utilizados durante a instrução.

O presidente da CPI ressaltou que as denúncias devem ser investigadas de forma ágil. “Darei a maior celeridade possível â elucidação dos fatos, convocando testemunhas e autorizando a execução de todos os exames testemunhais possíveis. Num momento onde faltam vacinas para a população, é inadmissível que algum agente público, seja quem for, se utilize do cargo para tirar qualquer tipo de vantagem.”, finalizou Hernani.

A Comissão Parlamentar de Inquérito é um instrumento de investigação previsto no Artigo 37 do Regimento Interno da Câmara Municipal e pode, além de outras prerrogativas, solicitar documentos, ouvir testemunhas e proceder com vistorias em repartições públicas, com o objetivo de elucidar o objeto da investigação.


Comentários: