Categorias

Crianças e gestantes estão sendo vacinadas contra a gripe em Rio Claro

Primeira fase também atende mulheres que deram à luz recentemente, trabalhadores de saúde e indígenas.

Rio Claro iniciou segunda-feira (12) a primeira etapa da vacinação contra a gripe, que irá até 10 de maio. Nesta primeira etapa, estão sendo vacinadas crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, mulheres que deram à luz recentemente (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde e indígenas.

A vacinação contra a gripe é realizada nas unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família, de segunda a sexta-feira, a partir das 8 horas. A lista com os endereços das unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família pode ser acessada no site saude-rioclaro.org.br.

Publicidade

Pessoas pertencentes aos grupos prioritários também para a vacinação contra a Covid devem respeitar intervalo de, no mínimo 14 dias, entre a vacina da gripe e a da covid. “O recomendado é que seja priorizada a vacinação contra a Covid e, após 14 dias, a pessoa deve ser vacinada também contra a influenza”, observa Suzi Berbert, diretora de Vigilância em Saúde.

Para ser vacinada a pessoa deve apresentar documento de identidade e comprovação de que pertence ao grupo prioritário. E, também no momento da vacinação, é indispensável utilizar máscara, higienizar as mãos e manter distanciamento social.

O cronograma estadual da vacinação contra gripe prevê entre 11 de maio e 8 de junho a vacinação de idosos com 60 anos ou mais e de professores. De 9 de junho a 9 de julho, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas portadoras de deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.


Comentários: