Categorias

Rio Claro tem 61 casos de dengue

A Secretaria Municipal de Saúde realiza ações preventivas em toda a cidade. 

Três casos de dengue foram confirmados em Rio Claro nesta semana e, com isso, o município chega a 61 registros da doença em 2021, conforme boletim da Vigilância Epidemiológica. Também neste ano o município registrou três casos de chikungunya, doença que, assim como a dengue, é transmitida pelo Aedes aegypti. 

Como o Aedes se reproduz em água parada, é fundamental eliminar os recipientes que possam ser usados como criadouros pelo mosquito transmissor. Tudo o que pode acumular água deve ser removido. Manter os quintais e terrenos limpos é também muito importante no combate à dengue e chikungunya, além de zika vírus, e febre amarela, que também sãotransmitidas pelo mosquito.

Publicidade

Algumas outras ações da comunidade também são fundamentais, entre elas colocar areia nos pratinhos dos vasos de plantas; tampar baldes e bacias; manter pneus em local coberto; deixar garrafas com a boca virada para baixo; limpar calhas para não acumular água; tratar água de piscina e fontes com produtos adequados; limpar e manter caixas d’água bem fechadas; e lavar regularmente os bebedouros de animais com água e sabão. O descarte correto de materiais é outra ação essencial na luta contra o mosquito. 

Para evitar a proliferação do Aedes, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, realiza ações preventivas que incluem visitas casa a casa, nebulização e vistorias em pontos estratégicos.


Comentários: