Categorias

Rio Claro tem 21 casos de dengue em uma semana

Comunidade deve redobrar cuidados e eliminar recipientes que possam ser utilizados como criadouros

Rio Claro registrou nesta semana 21 casos de dengue, totalizando neste ano 82 casos. A comunidade deve redobrar a atenção e eliminar todos os possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti mesmo nesta época de tempo seco, já que qualquer quantidade de água é suficiente para a reprodução do mosquito transmissor. O município tem neste ano três casos de chikungunya e nenhum de zika vírus e febre amarela, doenças também transmitidas pelo Aedes.

Para evitar a proliferação do mosquito da dengue, a Secretaria Municipal de Saúde realiza ações preventivas que incluem visitas casa a casa, nebulização e vistorias em pontos estratégicos. Para que o trabalho seja efetivo, a Secretaria de Saúde alerta a população para a importância do envolvimento de todos no combate ao mosquito.

Publicidade

O Aedes aegypti se reproduz em água parada. Por isso é essencial eliminar os recipientes e manter os quintais sempre em ordem, sendo que o acúmulo de lixo e materiais inservíveis favorece a proliferação do mosquito da dengue.

Algumas ações da comunidade são fundamentais no combate ao Aedes, entre elas colocar areia nos pratinhos dos vasos de plantas; tampar baldes e bacias; manter pneus em local coberto; deixar garrafas com a boca virada para baixo; limpar calhas para não acumular água; tratar água de piscina e fontes com produtos adequados; limpar e manter caixas d’água bem fechadas; e lavar regularmente os bebedouros de animais com água e sabão.


Comentários: