Categorias

Odontologia HM| Estética e Função por Dra. Ana Paula Moraes Shuter

Meu nome é Ana Paula Moraes Shuter. Venho de uma família de dentistas que começou com meu avô João Jorge de Moraes, continuou com meu pai, Hugo Jorge de Moraes, fundador da Odontologia HM e se estende à mim e à minha irmã Beatriz.

Fiz meu curso de graduação na Unicamp em Piracicaba, mesma faculdade frequentada pelo meu pai e minha irmã.

Sempre gostei de estética e saúde bucal, desde o princípio meu foco era a harmonia da face. Durante minha trajetória, mudei com minha família para Goiânia onde me especializei em periodontia, pois queria estender minha habilidade estética à região gengival que é a moldura dos dentes.

De volta a São Paulo, dentre outros aperfeiçoamentos, ingressei num treinamento clínico intensivo em estética com o Dr. Paulo Kano, que foi um divisor de águas na minha carreira. Nessa oportunidade consegui alinhavar todos os conhecimentos adquiridos até então, na construção da engrenagem da mastigação e da oclusão.

Foi a partir desse ponto que ficou, cada dia mais claro, que não podemos dissociar a estética da função. Quando analisamos o paciente, precisamos nos dar conta que não estamos tratando os dentes e sim um indivíduo com seus hábitos e particularidades. O profundo respeito pelo belo não deve ser encarado levianamente ou associado à vaidade. Na natureza o belo normalmente corresponde ao bom.

Acredito fortemente que o mais importante da odontologia estética atual, seja a possibilidade de criarmos uma situação, onde dentes e estruturas relacionadas tenham a maior longevidade possível e um devolvermos conforto máximo ao paciente.

Afora modismos temporais, algumas referências estéticas são mantidas ao longo da história da humanidade. Proporções de terços faciais, simetrias e linhas áureas são os norteadores mais importantes na construção de um sorriso.
Nessa linha, o avanço da ortodontia, das restaurações adesivas e a osteointegração dos implantes dentários foram os principais responsáveis para propiciar a realização de tratamento reabilitador odontológico completo.
Procedimentos utilizados na odontologia referenciados como estética muitas vezes também estão relacionados à prevenção. Problemas comuns como desgastes e fraturas dentárias, problemas articulares e dores musculares podem ser corrigidos ao mesmo tempo em que a beleza do sorriso é resgatada.
A odontologia é uma profissão difícil porém extremamente gratificante.

Posso afirmar que, com mais de 25 anos de profissão, ainda continuo fascinada por cada tratamento.


Comentários: