Categorias

Pacientes que tiveram Covid recebem atendimento especializado em Rio Claro

Princesa Victoria” e Serviço de Atendimento Domiciliar atendem pacientes a partir de encaminhamento.

A alta hospitalar nem sempre é sinônimo de recuperação total para pacientes vítimas de Covid-19. Muitas vezes o paciente precisa dar continuidade ao tratamento para se recuperar de eventuais complicações ou sequelas da doença. Em Rio Claro, mesmo após a alta hospitalar, o paciente vítima da Covid continua sendo acompanhado pelos serviços de saúde da rede pública municipal onde é assistido com atendimento terapêutico multiprofissional.

“Quando o paciente precisa deste tipo de tratamento é necessário que seja iniciado o mais rápido possível, já que a capacidade de recuperação diminui com o passar do tempo”, observa Giulia Puttomatti, secretária de Saúde.

Publicidade

Para dar agilidade ao atendimento e possibilitar o melhor tratamento, no momento da alta hospitalar os pacientes do hospital de campanha ou de unidades de urgência recebem avaliação e relatório multiprofissional. A equipe do hospital também já providencia o agendamento médico para que o paciente seja atendido em unidade de saúde.

Na unidade de saúde é avaliado o caso e, quando há necessidade de atendimento na atenção especializada, é feito encaminhamento ao Serviço de Atendimento Domiciliar ou ao Centro Especializado em Reabilitação “Princesa Victoria”, que são os equipamentos de referência para os atendimentos. Em ambos os locais é realizado acompanhamento de equipe multiprofisisonal, com fisioterapeuta, fonoaudióloga e psicóloga, além de outros profissionais.

“Este acompanhamento especializado é fundamental, por isso mobilizamos nossos serviços de saúde a partir de uma estratégia de caráter emergencial para possibilitar aos pacientes o melhor atendimento possível, oferecendo plenas condições para sua recuperação”, finaliza Giulia.


Comentários: