Categorias

Moção de Apelo ao governador do Estado intervém pela Casa de Saúde Bezerra de Menezes

Os vereadores aprovaram na sessão ordinária desta segunda-feira (31) uma Moção de Apelo ao governador João Dória, na qual solicitam que seja mantido o convênio com a Casa de Saúde Bezerra de Menezes. O documento foi elaborado após a realização de uma reunião online, na qual participaram vereadores dos outros 25 municípios da região que a entidade também atende. Todos os municípios irão colocar o documento em pauta para ser aprovado nas sessões. 

Rio Claro foi representada na reunião pelos vereadores José Pereira dos Santos (PSD), José Júlio Lopes de Abreu (PP) e o vereador Luciano Bonsucesso, representado pelo assessor Marco Peres. O vereador e presidente da Câmara, José Pereira dos Santos explicou que a reunião foi organizada pelo vereador Julinho Lopes e contou com a participação do diretor Administrativo do Bezerra, Aparecido Chagas que expôs a atual situação da Casa de Saúde explicando seu funcionamento, a situação dos convênios que participa, gastos e demandas.

“Nós estamos trabalhando em todas as frentes para conseguir que a Casa de Saúde não perca esse convênio. Inclusive na semana passada o vereador Luciano Bonsucesso esteve em São Paulo junto com o senhor Aparecido Chagas do Nascimento para solicitar ao deputado Marcos Damasio (PL) seu apoio”, explicou Pereira.  

Publicidade

Também participaram da reunião os vereadores de Analândia, Leandro Santarpio (MDB), de Araras, Rodrigo Soares (PSDB), de Limeira, Sidney Pascotto (PSC), de Mombuca, a vereadora Mariane Messias (PSD), de Piracicaba, Gilmar Rotta (Cidadania) que foi representado pela Diretora de Comunicação, Valéria Rodrigues, de Pirassununga, vereadora Luciana Batista (PROS) e da cidade de São Pedro o vereador Carlos Oliveira, representado por seu assessor Frank. 

O documento encaminhado ao governador do Estado destaca que o convênio mantido com a Casa de Saúde Bezerra de Menezes garante a manutenção de 100 leitos com a aquisição de medicamentos, contratação de profissionais e o desenvolvimento dos cursos de Supervisão Institucional e Pós-Graduação em Saúde Mental, desenvolvidos pela Fundação Hermínio Ometto de Araras. O curso de pós-graduação já formou mais de 200 profissionais em cinco turmas. 

No dia 10 de maio, Aparecido Chagas do Nascimento esteve na Tribuna Livre da Câmara Municipal de Rio Claro e explicou que uma das justificativas dada pelo Governo para o fim do convênio foi a não realização dos cursos. A Moção de Apelo aprovada na Câmara de Rio Claro ontem explica que o curso de Supervisão Institucional foi ofertado, mas que não foi possível atingir a meta de formação do curso de pós-graduação. 

O documento esclarece que a instituição já elaborou um novo Plano de Trabalho que foi encaminhado a DRS-X (Departamento Regional de Saúde de Piracicaba) e, posteriormente será encaminhado à Secretaria de estado de Saúde e que o Governo reveja a decisão de interrupção de convênio ou formalize um novo convênio que garanta a todas as cidades o atendimento à saúde mental dos pacientes.


Comentários: