Categorias

Rio Claro tem mais nove casos de dengue

Comunidade deve redobrar cuidados e eliminar recipientes que possam ser utilizados como criadouros

Em boletim divulgado nesta quarta-feira (2) pela Secretaria de Saúde de Rio Claro, mais nove casos de dengue foram registrados no município. Neste ano o município confirmou 151 casos da doença. Também foi registrado mais um caso de chikungunya, totalizando quatro casos neste ano. Ambas as doenças são transmitidas pelo Aedes aegypti, transmissor também da febre amarela e de zika vírus, sem nenhum caso registrado neste ano no município.

Para evitar a proliferação do mosquito, a Secretaria Municipal de Saúde realiza ações preventivas que incluem visitas casa a casa, nebulização e vistorias em pontos estratégicos. Para que o trabalho seja efetivo, a Secretaria de Saúde alerta a população para a importância do envolvimento de todos no combate ao mosquito.

Publicidade

O Aedes aegypti se reproduz em água parada. Por isso, é essencial eliminar os recipientes e manter os quintais sempre em ordem, sendo que o acúmulo de lixo e materiais inservíveis favorece a proliferação do mosquito da dengue.

Algumas ações da comunidade são fundamentais no combate ao Aedes, entre elas colocar areia nos pratinhos dos vasos de plantas; tampar baldes e bacias; manter pneus em local coberto; deixar garrafas com a boca virada para baixo; limpar calhas para não acumular água; tratar água de piscina e fontes com produtos adequados; limpar e manter caixas d’água bem fechadas; e lavar regularmente os bebedouros de animais com água e sabão.


Comentários: