Categorias

Cordeirópolis terá novas restrições contra a Covid a partir de segunda-feira (14)

A cidade de Cordeirópolis (SP) decretou restrições mais severas com objetivo em conter a proliferação do vírus, Covid-19. De acordo com o prefeito Adinan Ortolan durante live transmitida nesta sexta-feira (11) a medida foi tomada devido ao aumento drástico diário de novos casos, a média que era entre 35/40 passou a 70/80 novos casos diários. As lojas continuam com atendimento até 18h seguindo as regras da vigilância.

“A impressão é que temos é que isso se deve à nova variante P4, não somente aqui na cidade, mas na região. Estamos com mais de mil pessoas isoladas e humanamente falando fica impossível em monitorar a todas. Estamos com 41 pessoas internada e com muita dificuldade em encontrar vagas, seja público ou privado. Em Piracicaba há 156 pessoas no aguardo de vagas, a situação é preocupante na região”, conotou Ortolan.

De acordo com Ortolan,  Cordeirópolis aumentou o quadro clínico, porém há dificuldade na empresa de oxigênio fornecer o material.

Publicidade

Escolas, eventos religiosos, bem como encontros familiares que ultrapassem de 10 pessoas também estão proibidos. Os restaurantes e lanchonetes com consumo no local somente até às 18h, sendo que a noite, sábado e domingo deverão fiar fechados. São permitidos apenas delivery.

Vacinação

De acordo com o prefeito o calendário poderá ser adiantado e na próxima semana vacinar até 56 anos de idade.

“Se tudo der certo, queremos adiantar quatro anos por semana e queremos chegar até outubro com toda a população vacinada ao menos com a primeira dose. Este é um momento de conscientização, pois estamos vivenciando a fase mais letal”, explicou.

A vacinação para as pessoas com 59 anos sem comorbidades acontece hoje no Salão Paroquial Nossa Aparecida das 16h às 19h. A pessoas deve legar os seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de residência. As pessoas com comorbidades que não conseguiram se vacina no período da manhã, podem ir a tarde levando o laudo médico.

Atendimento UPAM

A Unidade de Pronto Atendimento Municipal (UPAM) ficará com atendimento exclusivo para covid. As unidades básicas de saúde dos bairros continuam abertos para atendimento de consultas de rotina, portanto a secretária de saúde Jordana Cassetário solicitou para procurar as unidade mais próximas de sua residência.

“Há muitos pacientes fazendo testagens e caso não recebam a ligação, liguem, pois a equipe está trabalhando arduamente, se desdobrando diariamente na linha de frente, mas humanamente fica impossível dar conta de tudo, portanto, pedimos a colaboração e compreensão de todos”, afirmou a secretária.

A partir de segunda (14), o atendimento clínico com atendimentos em situações leves serão atendidos no Postão do centro com atendimento das 7h às 16h.

” Teremos médico fazendo triagem no período da noite e final de semana na UPAM para analisar o atendimento do paciente já que chega,  se não for grave será direcionado à base de saúde de seu bairro, a A UPAM estará com atendimentos graves e covid”, frisou a secretária.

Multas por promover aglomerações

Há duas situações no caso de aglomerações. A primeira é ao proprietário de locais como chácaras, neste caso ele receberá uma multa da Vigilância Sanitária que está em torno de R$ 5mil e ainda responderá um processo criminalmente.

A segunda situação será às festas realizadas em residências, caso tenham mais de 10 pessoas e que as mesmas não moradoras da mesma casa, não haverá multa, porém será lavrado um boletim de ocorrência e encaminhado a polícia civil, vigilância sanitária e o proprietário responderá criminalmente por ser o responsável potencial por estar disseminando o vírus.

“Havendo a denúncia deste eventual encontro, as equipes irão verificar e notificar a quantidade de pessoas. Menos de 10 e sendo da mesma residência serão orientados,  caso passem da quantidade e não são da mesma residência, serão notificados. O alerta é para quem promove o encontro, responderá criminalmente e caso seja comprovado a contaminação a terceiros, ele pode ser responsabilizado caso haja morte pelo vírus”, salientou Ortolan.

Resumo das medidas adotadas pela Prefeitura de Cordeirópolis para o período de 14 a 28 de junho de 2021:
– Missas e cultos presenciais estão suspensas
– Qualquer tipo de festa, evento social, mesmo em residências e chácaras particulares com mais de 10 pessoas estão proibidas
– Bares, somente sistema de drive thru até as 18h de segunda a sexta. A noite, sábados e domingos fechados.
– Carrinhos de lanche, somente sistema de delivery. Não pode retirar no local.
– Restaurantes e lanchonetes – consumo local até 18h de sexta-feira e 15h no sábado. Restante somente delivery. Não pode retirar no local.
– Toque de recolher mantido a partir das 21h
– Clubes, Campos de futebol, parquinhos, lago União, praças – fechadas para o público.
– Órgãos públicos – funcionamento interno sem atendimento ao público.
– Aulas presenciais na rede municipal, estadual, privada e cursos livres públicos e privados – suspensos até dia 27.
– Empresas – proibição de reuniões presenciais com pessoal externo é visitas de representantes comerciais. Liberado somente visita de manutenção, carga e descarga.
– Atendimento do hospital Municipal, a partir de segunda feira exclusivo para Covid ou suspeita de Covid, exceto emergências.
– Plantão clínico que não for de Covid ou suspeita de Covid das 7 às 16h no Postão do centro.

Todos os hospitais públicos e privados do Estado estão lotados. Sem vagas para UTI.
Hospital de Cordeirópolis lotado. Sem possibilidade de ampliação por falta de oxigênio para comprar e de medicamentos de intubação.
Média de 80 novos casos por dia. Mais de 40 pessoas internadas.


Comentários: